Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O quê o mar de lama em Mariana, e o poço de lama de Jeremias têm em comum?

27.11.2015
Do portal GOSPEL PRIME
Por Sady Santana

O efeito colateral causado pelo pecado no mundo, vai muito além do esperado, até por nós. 

O quê o mar de lama em Mariana, e o poço de lama de Jeremias têm em comum?

A lama que havia tomado uma cidade, depois uma região, agora alcançou o mar, em um desastre ambiental sem precedência.  Entre as muitas vítimas fatais, um rio.

Existe ligação entre o mar que tomou a cidade mineira de Mariana e um relato bíblico envolvendo um poço de lama? Vejamos.

Quando se lê o livro de Jeremias de uma só vez, em certo momento o desânimo começa a querer chegar ao nosso coração. E por quê? Pela agonia que é ver um homem de Deus gritar a verdade para o seu povo, e ninguém prestar a menor atenção ao que está sendo falado. 
Este profeta anunciou por décadas seguidas a destruição de Jerusalém por causa da apostasia, da idolatria e da falsa religiosidade de Israel.

Não há um profeta com índice de rejeição maior que o de Jeremias em toda a Bíblia. Ele foi perseguido oficialmente por reis e seus magistrados, foi perseguido extraoficialmente por sacerdotes invejosos, foi condenado, aprisionado em sua própria residência, preso em um pátio, e até jogado em um poço de lama.

Imagine por um momento a situação: ser colocado dentro de um lugar pequeno e ficar com lama grudenta até o pescoço. E por que tudo isso? Qual o motivo que levou Jeremias até aquela condição? Preso e enlameado.

A proclamação fiel da Palavra de Deus, eis o motivo.

E aqui está a ligação entre o mar de lama que invadiu os arredores da cidade mineira de Mariana chegando até ao mar, e o texto bíblico em questão.

O efeito colateral causado pelo pecado no mundo, vai muito além do esperado, até por nós. 

Sim, estamos esperando dias ruins, e a Bíblia avisa em toda a sua extensão que não podemos nos enganar quanto ao futuro da humanidade, ela vai de mal a pior.

Nos últimos dias o egoísmo dos humanos chegará a níveis extremos. A busca pelo poder, dinheiro e pelos prazeres alcançarão patamares jamais vistos, e o amor se esfriará de muitos. Então, projetos suntuosos como este que vimos ruir nestes dias e enlamear uma população inteira, serão constantes. E cada vez mais serão erguidos à custa de vidas, do ecossistema e de muito sofrimento.

Esse é o efeito causado pelo pecado desde que ele entrou no mundo. O apóstolo Paulo afirma que, “Sabemos que até mesmo a natureza criada geme até agora… E mesmo nós, os santos, embora tenhamos o Espírito Santo em nós que nos permite conhecer o sabor da glória futura, também gememos interiormente para sermos libertados da dor e do sofrimento”. Romanos 8.22,23

De vez em quando somos apresentados a um vislumbre do que é viver em um mundo caído, e então, sofremos. Pois, fomos criados com o mesmo tecido da compaixão do Deus criador. 

Choramos e sentimos o desejo de fazer algo para diminuir o sofrimento causado pelo pecado.

O profeta Jeremias avisou o tempo todo que Jerusalém seria destruída por causa da desobediência do povo judeu. E o que eles fizeram a respeito? Nada. Não acreditaram, disseram que o profeta estava se debandando pro lado do Nabucodonosor, trataram a Jeremias como um traidor da nação.

Daí jogarem o profeta no poço de lama foi um pulo.

A ponte que vejo aqui é, a lama em Mariana, os ataques terroristas e toda a espécie de mal que vem assolando a humanidade é parte do sofrimento imposto pela operação do erro. Sem o evangelho da graça de Cristo o homem está no lamaçal do pecado.

E satanás tenta jogar na lama também o evangelho. Inutilizá-lo, neutralizá-lo, ou mesmo transformá-lo em um evangelho triunfalista, que dá ao homem uma falsa sensação de que o mundo vai melhorar. Os judeus achavam que no final tudo daria certo, que a Babilônia não chegaria aos muros de Jerusalém. E que no final, Deus teria misericórdia, e acabaria em pizza toda essa historia de condenação pregada por Jeremias.

O evangelho triunfalista está presente também quando cristãos correm atrás de acordos com outras religiões, no chamado ecumenismo, achando que o mal do mundo é curável. Sem Cristo e a sua redenção esta ferida é crônica, e não se achará remédio nem em Gileade.

Mesmo que os homens não creiam neste final, e não acreditem que por trás de toda ganância, e de toda a tragédia trazida por eles mesmos, está a maldição do pecado, precisamos retirar o evangelho de Cristo do poço, e não nos intimidarmos. Temos que fazer como fez Jeremias, pregar, pregar e pregar mais uma vez e sempre.

Deus continuará soberano na história. Foi assim quando ele mesmo providenciou que pessoas corressem lá e retirassem o seu profeta da lama, e o capacitou a continuar proclamando a verdade. E assim será em toda a história.
*****
Fonte:https://artigos.gospelprime.com.br/mar-e-poco-de-lama-mariana-jeremias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário