Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Amigos de Deus

09.11.2015
Do portal ULTIMATO ON LINE, 06.11.15
Por Martinho Lutero

quinta-feira
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. — João 15.15
Aqui , Cristo enfatiza a palavra amigo, destacando a diferença entre um servo e um amigo. O que ele está dizendo é: “Eu não os chamo de servos, como vocês eram quando estavam sob a lei, antes de eu vir. Servos não conhecem os pensamentos ou vontades de seu mestre nem compartilham a posse de suas propriedades. Apenas recebem o salário pelo seu serviço. Vocês não são servos, como os falsos cristãos. Eles não me servem com um coração cheio de amor, mas para ganho pessoal. Vocês, por outro lado, são meus amigos, pois eu tenho dado a vocês tudo que recebi do meu Pai”.
Observe quem Jesus chama de amigos e por que ele os chama assim: são aqueles que recebem boas coisas dele. Isso é ilustrado por uma parábola em Lucas 10.30-37. Um homem ferido caiu entre assassinos e foi o samaritano quem lhe mostrou misericórdia. O samaritano tratou o homem ferido como um amigo. Geralmente, invertemos isso, chamando de “amigo” quem faz o bem a nós. Entretanto, Jesus nos mostra como nos tornamos amigos de Deus: recebendo boas coisas dele. Nada podemos dar-lhe. Não podemos obter o direito de sermos chamados de seus amigos.
Como Jesus diz no versículo seguinte, “Vocês não me escolheram” (Jo 15.16). Ao nos receber, Jesus iniciou amizade conosco. Ele é aquele que fez amigos a partir de inimigos. Portanto, devemos agradecer a Deus e admitir que é somente por causa de sua graça e bondade que somos seus amigos.
>> Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.
*****
Fonte:http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2015/11/05/autor/martinho-lutero/amigos-de-deus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário