Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de março de 2015

O papel da mulher na criação

11.03.2015
Do portal GOSPEL PRIME
ARTIGOS
Por  Alessandro Brito

O papel da mulher na criação
Todo ano as mulheres são celebradas no dia oito de março. Nessa data muitas recebem flores, elogios e os mais diversos mimos por parte de homens de várias partes do mundo. Mas o que acontece nos outros 364 dias do ano? Bem, muitas são menosprezadas, discriminadas, humilhadas e em alguns casos violentadas.
Desde os mais antigos tempos, existe uma diferença social entre homens e mulheres. O próprio dia Internacional da Mulher era inicialmente chamado de Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, uma luta idealizada por mulheres em busca de melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
A fim de mudar essa situação muitas mulheres começaram a lutar não contra a desigualdade social, mas contra o homem. Um bom exemplo disso é a feminista, Naomi Goldenberg, que em seu livro, A Troca dos Deuses: o Feminismo e o Fim das Religiões Tradicionais, disse: “O deus feminino vai se transformar. Nós, mulheres, transformaremos tanto o mundo que não haverá mais lugar para o Deus masculino”.
A questão é que homens e mulheres foram criados para se complementarem e não para lutarem. Nesse sermão quero mostrar, por meio do texto de Gênesis 2.18-24, como a mulher possui um papel importante na busca de complementar o homem.

A mulher lembra o homem que ele é um ser dependente

O livro de Gênesis nara todos os passos do processo e propósito da criação, inclusive o da mulher. No capítulo 2, verso 18 o autor destaca o primeiro motivo pelo qual a mulher foi criada ao dizer: “Não é bom que o homem esteja só…”.
Perceba que não foi Adão que se sentiu só, mas Deus quem chegou a conclusão que o homem sem uma mulher seria um solitário. Os animais já possuíam os seus pares e entendiam que não podiam viver independentemente uns dos outros, mas Adão ainda não tinha essa compreensão. Para ele o viver sozinho era algo normal. Mas o que há de errado nisso?
Existe uma tendencia natural de filhos únicos se tornarem mais mimados e egocêntricos já que vivem na maioria do tempo de forma isolada. Quando, porém, se relacionam com outras crianças da mesma faixa etária, ainda que não tenham irmãos, passam a entender que o mundo não gira em torno delas.
Adão não podia continuar sozinho ao ponto de começar achar que era o centro do mundo ao ponto de agir como fez Lúcifer que ao pensar que era a criatura mais importante se rebelou contra Deus.
A existência da mulher veio para deixar claro a Adão que Deus criou todas as coisas, não para o homem, mas para a manifestação da Sua própria glória.
Claro que nem todos escolhem viver sozinhos. Existe uma boa parcela da população que não tem outra opção. Porém muitos simplesmente querem viver de forma solitária por se acharem melhores e autossuficientes.
Isso é perceptível já que o número de moradias edificadas com apenas um quarto aumentou 15% nos últimos anos aqui no Brasil e nos Estados Unidos existem mais 31 milhões de pessoas vivendo sozinhas.
A consequência negativa disso tudo é que o trabalho em equipe é algo realizado case que por obrigação. Os relacionamentos, principalmente entre casais, parecem descartáveis. Os filhos desafiam a autoridade dos pais mesmo quando são sustentados por eles. E muitos não se sujeitam nem mesmo a Deus.
Você já agradeceu a Deus por ter criado a mulher que nos lembra todos os dias que não somos o centro do mundo?

A mulher lembra o homem que ele é um ser com necessidades

O segundo motivo pelo qual a mulher foi criada se encontra na parte b, do verso 18, que diz: “…farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
A palavra “auxiliar” dessa passagem significa suprir aquilo de que um indivíduo não pode prover-se por si só. Ou seja, Adão, o primeiro ser humano, precisava de uma companhia da mesma espécie, pois sozinho era um ser incompleto.
Paulo deixou isso claro ao dizer o seguinte em 1 Coríntios 11:11-12: “Nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus”.
O que seria do homem sem uma mulher, ou mesmo a mulher sem o homem? Certamente seríamos uma raça extinta se ambos se recuassem a se relacionar um dia. O problema é que mesmo sabendo disso muitas mulheres evitam cumprir o papel de auxiliar o homem, ou homens que abusam de suas atribuições.
Um grande técnico uma vez falou sobre a dificuldade de compor um time ao dizer: “Achar bons atletas não é tarefa difícil. O que é difícil é fazer com que eles jogam como equipe. Esta é a parte difícil”.
O homem e a mulher devem viver como um time onde cada um executa as suas funções de amistosa e respeitosa. Mas qual é o papel de ambos? Somos iguais para com Deus, mas possuímos tarefas diferentes. O homem é o líder de seu lar e a mulher aquela que o ajuda a liderar.
O comentarista Henry Matthew disse o seguinte sobre o assunto: “A mulher foi feita de uma costela retirada do lado de Adão; não feita de sua cabeça para governá-lo ou de seus pés para ser por ele pisada, mas de seu lado, para ser igual a ele, sob seu braço para ser protegida e perto de seu coração para ser amada”.
Precisamos entender que Deus nos criou seres com gêneros diferentes não para buscaremos a igualdade, superioridade ou inferioridade, mas para nos complementarmos a fim de cumprir uma missão.

A mulher lembra o homem que ele possui uma missão

O terceiro motivo pelo qual a mulher foi criada se encontra na no verso 24 que diz: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”.
Em uma só carne tanto o homem como a mulher teriam muito mais força para lutar juntos e cumprir a missão de glorificar a Deus. Mas o inimigo de Deus busca sempre formas de separá-los.
Há um livro para adolescentes que conta histórias de um garoto e seu macaquinho, o macaco Gabola. Os dois são amigos e afinados na arte da bagunça, mas, numa de suas histórias, eles começam a brigar enquanto assistem a um filme. Quando os ânimos já estavam bem alterados, o pai do garoto aparece e pergunta: “O que está acontecendo aqui, porque essa briga?”. O garoto respondeu: “O Gabola está torcendo pelos bandidos do filme”. O pai então diz: “Ah, tá! E qual é o filme que vocês estão assistindo?”
O garoto replica: “O Planeta dos Macacos”.
Ainda que o garoto e o macaco tivessem semelhanças que os uniam, acabaram separados pelas diferenças. Isso acontecesse, pois temos uma tendencia natural de defender aqueles iguais a nós, mesmo que para isso tenhamos que lutar contra os diferentes que mais amamos.
Vivemos em um tempo onde se intensifica cada vez mais a guerra dos gêneros. Os machistas, por exemplo, atacam as mulheres com o objetivo de fazê-las acreditarem que são uma raça inferior. As feministas, por sua vez, retribuem os ataques a fim de garantir a igualde ou superioridade da mulher em relação ao homem.
O problema é que nessa guerra dos sexos onde todos os homens e mulheres saem feridos só existe um vencedor, o inimigo de nossas almas. A missão dele é justamente a de nos fazer lutar entre nós mesmos a fim de distorcer o propósito pelo qual fomos criados. Ou seja, quando lutamos entre nós mesmos não cumprimos a missão de Deus, mas a de Satanás.

Conclusão

A Bíblia diz em Provérbios 14.1 que: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata destrói o seu lar”.
Todas as mulheres merecem, inclusive as tolas, ter um dia do ano para serem homenageadas, porém as mulheres sábias devem ser celebradas todos os dias do ano.
A mulher sábia é aquela que entende que Deus as criou diferentes não para serem inferiores, iguais ou superiores, mas para completarem o homem. Já a mulher tola luta contra o sexo oposto. Que tipo de mulher é você?
****

Nenhum comentário:

Postar um comentário