Pesquisar este blog

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Pecado e consequências

15.02.2015
Do portal VERBO DA VIDA, 03.11.2014
Por Eliezer Rodrigues
blog_dentro_Eliezer
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.  Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gálatas 6.7-8)
Muitas pessoas já me perguntaram sobre “o perdão das consequências do pecado”.
Ou seja, se Deus me perdoou, ele também perdoou as consequências do meu pecado?
Bom, o que devemos entender é que, embora saibamos que não somos deste mundo, nós estamos no mundo. E para se viver neste mundo, não vivemos apenas nas leis de Deus, mas também nas leis dos homens.
Existem regras, leis, protocolos que devem ser considerados e obedecidos mesmo sabendo que o nosso reino não é daqui, da terra.
Por exemplo; um cristão, sabendo que roubar é pecado, mas ele mesmo assim cai em tentação e rouba algo do seu trabalho, ele é flagrado pelas câmeras de segurança e o caso é levado para a direção da empresa, o que você acha que pode acontecer? Esse cristão pode achar que, pedindo perdão a Deus está tudo resolvido? Não! Ele vai ter que resolver com a empresa também.
É claro que, se esse cristão manifestar um arrependimento genuíno e deixar de cometer esse erro, encontrará o perdão do Senhor. Ou seja, como filho de Deus será perdoado! Mas as e conseqüências? Precisam ser concertadas também. Acredito que depois do perdão, Deus também manifestará a sua misericórdia. E, pode ser, que o diretor da empresa vendo o arrependimento daquele cristão, julga necessário dar-lhe mais uma chance. Mas, se o diretor da empresa expulsar aquele cristão que roubou sua empresa, mesmo que Deus o tenha perdoado, esse empresário está errado ou endemoniado? Claro que não! Ele estará no direito de executar as regras da empresa.
Agora pensa comigo, se esse cristão, que foi perdoado por Deus e também perdoado pelo seu chefe, mais uma vez for pego roubando, Deus o perdoará? Sim, Deus o perdoará! E as conseqüências agora? Será que o seu chefe deve mais uma vez perdoar aquele cristão que roubou sua empresa, mesmo que esse filho de Deus diga “Deus já me perdoou chefe!”? As conseqüências serão danosas. No mínimo, ele será expulso da empresa, fora a perda de direitos financeiros, você entendeu?
Vemos ver mais um exemplo: Um cristão fica declarando “Eu sou da fé” porém ele usa o cartão de crédito de forma errada, dizendo “vou comprar pela fé” mas não tem condições de pagar aquilo que está comprando. Quando a fatura chegar, e ele não tiver dinheiro, vai colocar a culpa em Deus, porque o dinheiro não chegou?
Ou ele vai reconhecer que fez errado? E se ele reconhece que errou e pede perdão e Deus (e Deus perdoa), isso significa que a conta está paga? Não! Aquele filho de Deus foi perdoado por Deus, mas vai ter que lhe dar com as conseqüências do seu erro, pagar o cartão! Claro, como falei no exemplo anterior, além de Deus perdoar e após ter visto seu arrependimento genuíno, creio que Deus manifestará a sua misericórdia para que aquele cristão consiga, de alguma forma, resolver esse problema. Porém, se esse cristão comete o mesmo erro, e mais uma vez compra o que não pode em nome da fé, e compra de novo, e de novo, o que você acha que vai acontecer? Se é uma fraqueza dele e esse filho de Deus reconhece que precisa de ajuda, com certeza Deus o perdoará (a pessoa), Isso não significa que Deus está concordando com isso e que a empresa de cartão vai perdoar a dívida! As conseqüências desse erro podem chegar a um nível muito danoso para aquele cristão, onde ele pode passar anos sem crédito no mercado, mesmo Deus já tendo perdoado, você entende isso?
Mais um exemplo: Um rapaz cristão namora uma garota do mundo (ou cristã). Ele sabe que fazer sexo antes do casamento é pecado, mas mesmo assim ele está tendo uma vida sexual ativa com sua namorada. Esse rapaz está envolvido na igreja, trabalhando em departamento, e de repente, pessoas começam a comentar sobre o erro desse rapaz. O pastor fica sabendo e conversa com aquele rapaz trazendo a consciência de que ele estava vivendo de forma errada, se prostituindo e ainda sem temor de estar envolvido nas coisas de Deus. Aquele rapaz reconhece que errou, o arrependimento chega ao seu coração, ele pede perdão a Deus (Deus o perdoa) o pastor Também o perdoa, mas ele precisa ser disciplinado, parar por um tempo de participar daquele departamento até que ele mostre fruto de arrependimento e organize a sua vida.
Após aquele tempo de disciplina, o pastor daquele jovem fica sabendo que ele foi para o motel com a garota, mesmo depois de tudo que foi falado e do tempo da disciplina. Mas uma vez o pastor o chama e o rapaz diz que está arrependido e pede perdão a Deus. Deus o perdoou? Sim, Deus o perdoou. O pastor também o perdoou, ele continua sendo membro do corpo de cristo, continua sendo filho de Deus, mas será que o pastor o colocará de volta ao departamento, mesmo sabendo que Deus o perdoou e ele também? Não!
Isso pode comprometer a integridade do pastor em relação a palavra como também as outras ovelhas que estão se esforçando para viver uma vida de santidade, entende? O pastor deve aplicar a disciplina de acordo com a palavra. A disciplina, nesse caso, foi a conseqüência daquele pecado. Mesmo ele perdoado por Deus, pelo pastor e pela igreja, o rapaz precisa pagar o que é devido, reconquistar a confiança da liderança através de uma vida de santidade. Isso não significa que o pastor nem a igreja deixou de amar aquele rapaz. Mas as conseqüências foram criadas por ele mesmo.
Agora, aquele rapaz continuou tendo relações sexuais com sua namorada e agora descobre que ela está grávida! O desespero chega ao coração daquele jovem, ele se tranca no seu quarto e chora muito, pede perdão a Deus (E Deus o perdoa), mas isso significa que Deus vai fazer um “milagre” para que aquela criança não nasça? Não! A criança é a conseqüência! A criança tem culpa? Não! O rapaz Vai ter que lidar com essa criança pelo resto da sua vida, mesmo Deus tendo o perdoado, o pastor tendo o perdoado, a família tendo o perdoado, o mundo inteiro tendo o perdoado!


Então, tome cuidado com a sua vida, há conseqüências e consequências, algumas delas podem ser resolvidas mais rápidas, outras mais demoradas e outras para o resto da vida, mesmo você sendo perdoado por Deus!
*****
Fonte:http://verbodavida.org.br/blogs-gerais/santidade-e-poder/o-pecado-e-as-suas-consequencias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário