Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

É tempo de fazer uma faxina em nosso coração

03.02.2015
Do portal GOSPEL PRIME
Por Josiel Dias 

Estes dias, tentei arrumar minha gaveta em meu trabalho. Me surpreendi com tanta coisa guardada, muitos documentos velhos que já tinham sido resolvidos, canetas usadas que já não escreviam mais, mas estava tudo isso enfiado em minha gaveta fazendo volume enorme e sem utilidades alguma.

Após toda limpeza, percebi quanto espaço muitas vezes perdemos por guardar algo que não deveria ser guardado.

“…tempo de guardar e tempo de jogar fora.”  Eclesiastes 3:6b

Conforme o sábio Salomão escreveu em seu livro de Eclesiastes 3, Tudo tem seu tempo, tempo de guardar algo, tempo de lançar fora o que se guardou. Obviamente que esse lançar fora com toda certeza, são de “coisas” que não são uteis a nossa vida. Tenho certeza que se você meu amado irmão fizer uma arrumação em suas despensas verão quanto lixo costumamos guardar.

A gaveta chamada coração

Temos um lugarzinho bem no nosso peito onde a Bíblia faz várias menções como o centro de nossas emoções, as escrituras apontam pro coração do homem e é lá que se processa, e se arquivam coisas boas ou más [lixos, entulhos].

Mas cabe ao homem fazer uma faxina, lançar fora, descartar tudo que tem entulhado essa gaveta. É preciso avaliar se vale a pena guardar tanto lixo. O problema que estando lá esse lixo, quase sempre ocupa o que seria útil as nossas vidas. Do que sua gaveta [coração] está cheia?  Veja o que acontece quando guardamos porcarias em nossa gaveta:

Em seu coração habita o engano; todo o tempo planeja o mal; anda semeando perversidades e discórdias. Provérbios 6:14. Porque do coração é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos, calúnias, blasfêmias. Mateus 15:19

Incrível como existem pessoas que guardam acontecimento de 30 anos atrás, 40 anos e quase sempre busca nesta gaveta esses causos. Mas o problema é que esse lixo, acontecimentos passados, não são coisas boas. E, todas as vezes que essas pessoas desengavetam o lixo acumulado, sentem raivas, ódios; vivem novamente a angustia que lhes aconteceu há décadas.  Neste sentido a palavra de DEUS nos diz neste exato momento: “…é tempo de jogar fora. Isso mesmo! Tempo de lançar pra longe o que está fazendo mal.

Talvez você diga, foi grave o que aconteceu. Mas gostaria de desafiá-lo a buscar em sua gaveta algo que te dê Esperança.  “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. Lamentações 3:21

Lança fora da gaveta tudo que te traz dor, sofrimento, intrigas, ódio, rancor, lágrimas. Desocupe para que haja lugar para o amor, perdão, carinho, alegria. Guardemos então em nossos corações coisas boas, pois quando mexermos em nossa gaveta [coração] com certeza sairá dele, algo bom, algo que seja edificante para o outro: “…Pois a boca fala do que está cheio o coração”. Mateus 12:34

Estamos nos primeiros dias de 2015, e convido você a fazer esta faxina em sua gaveta, jogue fora, arranque de lá o que tem feito você sofrer. Não adianta guardar ódio contra alguém, pois só você vai sofrer com esse lixo. Quando se joga fora, quando se perdoa, quando se limpa essa gaveta o primeiro a ganhar vai ser você mesmo.
“Guardar ressentimento é o mesmo que tomar veneno e querer que o outro morra.”
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14

*Lembranças negativas do passado bloqueiam o presente.
  1. Impede o perdão: O perdão verdadeiro é o esquecimento da ferida, da ofensa, como Deus mesmo diz: dos teus pecados não me lembro mais. (Is 43.25) Tem pessoas que precisam se perdoar a si mesmo, dos seus erros cometidos e depois perdoar aqueles que te ofenderam. (Pr 19.11) A discrição do homem o torna longânime, e sua glória é perdoar as injúrias.
  1. Impede a alegria: O passado ruim pode causar muitas tristezas, desgostos, pode fazer chorar.
  1. Impede a paz: As pessoas geralmente perdem a paz, o apetite e o sono quando se lembram das coisas passadas negativas não tratadas.
  1. Impede a harmonia: Tem pessoas que cada vez que se lembra de uma situação que causou ira, volta a sentir a mesma emoção é como colocar vinagre na ferida. (Pr 25.20).
  1. Eles mostram as feridas demais: (Zc 13.6) Se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos? Responderá ele: São as feridas com que fui ferido na casa dos meus amigos. Pessoas que vivem mostrando as suas cicatrizes para que as outras sintam pena dela.
  1. Eles contam as feridas demais: (Jó 7.5) A minha carne está vestida de vermes e de crostas terrosas; a minha pele se encrosta e de novo supura. Jó ocupa quase todos os seus 42 capítulos do seu livro, para descrever suas feridas, que eram, na verdade, grandes, mas não precisava ficar o tempo todo falando delas. Quando ele começou a orar pelos seus inimigos, sua história foi revertida, sua sorte foi mudada e ele passa a receber o dobro de Deus.  (Teófilo Karkle) *
É tempo de jogar fora toda a amargura, toda falta de perdão, todo ódio, toda discórdia. É TEMPO DE FAXINA.

Reflita sobre o assunto e permita essa limpeza que só você pode fazer.

*parte do estudo esquecendo e mudando o passado Teófilo Karkle.
****
Fonte:http://artigos.gospelprime.com.br/tempo-faxina-coracao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário