Pesquisar este blog

sábado, 28 de fevereiro de 2015

CRISTIANISMO E POLÍTICA: Teoria bíblica e prática histórica

28.02.2015
Do portal ULTIMATO ON LINE
Por Robinson Cavalcanti

Cristianismo e Política -- Teoria bíblica e prática histórica
Para o autor, não há nada mais cientificamente inexato e conceitualmente impossível do que a pretensão de ser apolítico. Ser político é algo inerente à condição do ser humano. Política significava, originalmente, o conhecimento, a participação, a defesa e a gestão dos negócios da polis. É impossível a existência sem autoridades, normas, sanções, mecanismos de participação, formas de decisão.

Ser apolítico é fazer uma opção para fora, uma opção pelo não ser, pela omissão. O apolitismo é uma elaboração de desculpa para o indesculpável, revestida, no caso do cristão, de uma embalagem espiritual, uma “espiritualização” do pecado. A ignorância, o medo, o preconceito, o egoísmo e a não-autenticidade são causas de tão danosa escolha.

Na história da batalha entre o reino de Deus e o reino da perdição, a tarefa do cristão é derrotar o demônio e empurrá-lo para fora desse domínio. É afirmar o senhorio de Jesus Cristo na história. A luta por um sistema mais justo ou por leis mais justas não pode ser travada às custas do esquecimento de que é necessária a graça de Deus para transformar o velho homem. E que qualquer mobilização ou ação política deve começar de joelhos.

O QUE DISSERAM

Por uma Igreja engajada 

Robinson Cavaltanti discute participação política dos cristãos brasileiros em lançamento da Ultimato

Pioneiro da discussão sobre a participação política da Igreja Cristã brasileira, o bispo anglicano Robinson Cavalcanti é autor de alguns livros que se tornaram referência. Os muitos anos de experiência como cientista político e na docência de duas universidades de Pernambuco fazem dele uma autoridade no assunto, ministrando palestras em vários pontos do Brasil. Uma das mais recentes foi em São Paulo, durante o lançamento de Cristianismo & Política - Teoria bíblica e prática histórica, publicado pela Ultimato. 

No livro, Robinson Cavalcanti aborda questões das quais muitos cristãos têm um certo medo, como as referências bíblicas à política no Antigo e no Novo Testamento, o caráter social das atividades de Jesus, o envolvimento partidário das igrejas e muito mais. No momento em que o país passa por mudanças políticas, é uma leitura facilmente recomendável nos pontos de venda. 


*****
Fonte:http://www.ultimato.com.br/loja/produtos/cristianismo-e-politica

Nenhum comentário:

Postar um comentário