Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O caminho que liga a teoria à prática

06.02.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE, 03.02.14
DEVOCIONAL DIÁRIA
Por Elben César

segunda-feira
Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. (Tg 1.22)
Tiago apenas repete e confirma o último ensino de Jesus no Sermão do Monte: aquele que é ouvinte e praticante de seus ensinos “é como um homem sábio que construiu a casa na rocha” (Mt 7.24). Os irmãos espalhados pelo mundo inteiro deveriam ser unânimes na dupla arte de ouvir e colocar em prática o que se ouve. Assim, seriam coerentes e dariam um excelente testemunho. O “ouvir” deveria ter o “cumprir” como um acompanhante sempre ao seu lado. Tiago não está priorizando um em detrimento do outro. Não se tem nada para pôr em prática quando não há nenhuma palavra, nenhum ensino, nenhuma norma, nenhuma orientação. Como diminuir a velocidade do carro se nenhuma placa avisa que há uma curva bem à frente e ela é muito fechada?
Jesus valoriza muito o ouvir. Diversas vezes, ele conclui um sermão com esta palavra: “Se vocês têm ouvido para ouvir, então ouçam” (Mt 11.15). As cartas que ele escreve às sete igrejas da Ásia Menor, todas terminam do mesmo jeito: “Seus ouvidos estão abertos? Então ouça. Ouça as Palavras do Vento, o Espírito Santo soprando através das igrejas.” (Ap 2.7, 11, 17, 29; 3.6, 13, 22, AM).
Todo crente tem a Palavra; no entanto, ela fica completamente perdida se ficar só no papel. O que adiantará se a Palavra entrar por um ouvido, atravessar toda a caixa craniana e sair pelo outro? Daí a palavra curta e completa de Tiago: sejam praticantes da Palavra, executores da Palavra, realizadores da Palavra, cumpridores da Palavra. E, por misericórdia, não apenas simples ouvintes dela!
O povo de Deus precisa prometer ler vigorosamente e com prazer e proveito as Escrituras. E prometer também observar na prática tudo o que elas mandam fazer. Esse é o caminho que liga a teoria à prática.
- Deus dita as regras e o ser humano se curva a elas!

>> Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.

*****
Fonte:http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2014/02/03/autor/elben-cesar/o-caminho-que-liga-a-teoria-a-pratica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário