Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SOCIÓLOGA ESCREVE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE A BLOGOSFERA EVANGÉLICA

02.01.2014
Do portal UNIÃO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS, 09.11.13
Por  Valmir Nascimento com Wallace Sousa, para a UBE.

Juliana Cíntia Lima e Silva pesquisou sobre aspectos antropológicos dos blogs cristãos


Sob o título “Eu e o meu mouse serviremos ao Senhor: um olhar antropológico sobre a blogosfera evangélica” a socióloga Juliana Cíntia Lima e Silva defendeu no dia 16 de agosto deste ano, na Universidade Federal de Pernambuco, sua dissertação de mestrado do programa de Pós-Graduação em Antropologia, que teve como objetivo analisar o panorama da participação dos religiosos evangélicos na rede mundial de computadores por meio dos blogs, a fim de compreender “como a relação entre as tecnologias de comunicação e o campo religioso se insere em um contexto globalizado moderno”.

Ao justificar a escolha do tema de sua pesquisa, Juliana Cíntia escreve que ao estudar o ciberespaço viu-se “absorvida pela crônica da perda de uma essência que muito tempo dominou o cenário antropológico e fomentou definições clássicas do seu fazer”, que é exatamente o contato com o outro. 

Diante da imensidão do ciberespaço e da falta de impessoalidade a investigação acadêmica a deixava angustiada, afinal, como construir conhecimento antropológico lidando com um objeto que não é palpável e que se apresenta através da mediação de uma máquina, na solidão da sua intimidade?, ela pondera.


Tal angústia só foi apaziguada no dia 9 de fevereiro deste ano, ao participar do I Encontro Nacional de Blogueiros Evangélicos (ENBLOGUE), evento paralelo da XV Consciência Cristã na cidade de Campina Grande – PB, ao se encontrar com interlocutores reais, momento em que “aos textos dos blogs se somaram as falas de pessoas que eu podia ver, ouvir e tocar”, diz a pesquisadora. Antes disso, porém, Juliana recorda o momento de inquietação na escolha do objeto da pesquisa. Ela escreve:

“Mesmo me vendo perdida em meio às dúvidas e a um imenso mar de informações que pululavam na tela diante dos meus olhos comecei a me interessar pelas iniciativas mais individuais dos fiéis na rede. 

Eu ficava on-line e via de tudo, entrava em chats, olhava páginas institucionais de diversas Igrejas Evangélicas, olhava páginas defacebooktwitter e blogs de personalidades do meio evangélico, mas o que mais despertava meu interesse eram as páginas de pessoas que não circulam no meio midiático, mas que tem grande visibilidade no ciberespaço e que são citadas de página em página por seus blogs ou por sua colaboração em blogs e/ou sites

Esse meu interesse e a observação desses blogs me levaram a perceber que a maioria deles tinha um selo em comum que dizia: Blog cristão afiliado, União de Blogueiros Evangélicos

Na observação ainda desordenada das páginas de blogs do início da pesquisa eu encontrei a comunidade de Blogueiros Evangélicos que seria um dos elementos centrais deste trabalho”.

A partir daí Juliana utiliza como ponto de partida da sua pesquisa o trabalho realizado pela União de Blogueiros Evangélicos, ou simplesmente UBE Blogs, uma comunidade dedicada à blogosfera cristã brasileira e que tem como objetivo central dar suporte a todos e todas que tiverem interesse em manter um blog evangélico na internet. 

A socióloga também utilizou as observações feitas no I ENBLOGUE e a análise do material contido no livro Blogs Evangélicos: o impacto da mensagem cristã na internet, editado pela Visão Cristocêntrica Publicações. A pesquisa foi toda baseada no acompanhamento das atividades da UBE Blogs e dos Blogs da pesquisa durante o período de um ano e cinco meses sendo coletados textos e feito um trabalho de seleção e categorização de material e construção do perfil dos blogueiros estudados na pesquisa.

No capítulo três da dissertação Juliana destaca que “a realização do ENBLOGUE e o lançamento de um livro sobre blogs evangélicos é a oportunidade de ver como objetivamente os evangélicos lidam com o novo e o porquê do seu sucesso em se adaptar na contemporaneidade. 

De fato os evangélicos defendem um pensamento cristão tradicional, mas não estão engessados em estruturas tradicionais. Seu discurso e sua atuação se renovam e se adaptam de acordo com as situações e desafios que enfrentam. 

O ciberespaço, de um modo geral, pode ser um espaço propício para a atuação dos evangélicos e eles têm a disposição de incentivar seus fiéis a se lançarem neste universo de possibilidades”. 

Depois, ela destaca as abordagens feitas por todos os palestrantes do evento: Altair Germano, Carlos Roberto, Valmir Nascimento Milomem, Vinícius Pimentel, Norma Braga e Renato Vargens.
palestrantes do I ENBLOGUE
Na percepção da pesquisadora (que não é evangélica) “o I ENBLOGUE foi apenas uma pequena amostra do desenvolvimento e da rápida expansão da atuação evangélica no ciberespaço. Ele foi um demonstrativo não só dos interesses e das atividades empreendidas por eles, mas também uma grande oportunidade para compartilharem sua visão acerca do que são as novas tecnologias e a sua influência no cotidiano de todos. 

As tecnologias da informação se desenvolvem em ritmo acelerado e são uma realidade inescapável. Os evangélicos, por sua vez, têm utilizado o seu poder de adaptação para tirar bom proveito destas tecnologias. Este encontro com certeza é apenas o ponto de partida para uma maior mobilização da blogosfera cristã que já é uma realidade virtual muito mais abrangente”.
Na sequência, Juliana faz uma análise minuciosa do livro Blogs Evangélicos: o impacto da mensagem cristã na internet”:

“Com prefácio de Mauro Meister o livro “Blogs Evangélicos: o impacto da mensagem cristã na internet” é um projeto que conta com várias mãos de blogueiros e blogueiras evangélicas que se uniram num esforço para pensar sua atuação no ciberespaço, bem como, pensar a blogosfera cristã, de um modo mais geral, trazendo cada um seu estilo e suas contribuições em capítulos que abordam estes temas a partir de suas experiências pessoais e estilo de blogagem. 

O livro tem treze capítulos sendo o capítulo um e o capítulo oito de autoria do organizador da obra, o Presbítero Valmir Nascimento. Os demais capítulos são escritos cada um por um blogueiro e trazem diferentes abordagens e temáticas relacionadas à blogosfera evangélica. 


Valmir Nascimento
Nesta obra também podemos contar com uma entrevista com J. Richard e Nancy Pearcey falando um pouco sobre seus projetos e sobre algumas das temáticas que permeiam o livro, como tecnologia, atuação evangélica no ciberespaço e pensamento cristão frente aos desafios da contemporaneidade”.
“Além de ser um manifesto da blogosfera evangélica esta obra tem o objetivo de servir como um manual para aqueles que iniciaram seu blog evangélico há pouco tempo ou então aqueles que pretendem ter um blog evangélico, mas ainda se sentem inseguros acerca dos desafios a vencer para alcançar este objetivo. 

Este livro também pode ser utilizado pelos blogueiros evangélicos mais experientes como uma ferramenta para situar sua produção dentro da blogosfera evangélica e também para ter acesso ao que alguns dos blogueiros mais notáveis deste meio pensam a respeito da atividade que exercem no ciberespaço. 


Para mim o livro serviu como um indicativo de como a própria blogosfera vem refletindo sobre sua atuação no ciberespaço bem como sobre o futuro destas ações e o seu impacto para a comunidade evangélica. 

Esta obra é uma representação coletiva do que é a blogosfera e abrange sua diversidade a partir das diferenças na abordagem desta temática evidenciadas na pluralidade de autores”.
Em suas considerações finais Juliana assegura que “numa perspectiva mais coletiva a atuação evangélica no ciberespaço tem fomentado a interação entre indivíduos que, em maior ou menor grau, compartilham de um conjunto de crenças. A organização de comunidades como a UBE Blogs e outros tipos de interação que o ciberespaço tem promovido estimulam o fortalecimento de uma identidade evangélica em escala global favorecendo a formação de redes de cooperação e intercâmbio”.
Ela ainda defende o “entendimento do blog evangélico como uma ferramenta de circulação do carisma enquanto uma forma de expressão do sentimento religioso relacionada com a constituição do self e a materialização da experiência religiosa através de um discurso institucionalizado através do compartilhamento da palavra e do sentimento que pertença a uma comunidade de crentes”, e compreende o blog como um canal de vazão do sentimento religioso, uma ação discursiva do self expressa como sentimento objetivado através da escrita que é reconhecido através de uma audiência”.
Tal pesquisa acadêmica mostra a relevância da blogosfera evangélica dentro da contemporaneidade, não somente como uma prática pessoal a ser classificada como um hobbie ou atividade de menor importância, mas sim como uma conduta que espelha o padrão cultural vigente na sociedade (cibercultura) e que, por isso, requer a participação dos cristãos para que o evangelho seja anunciado e produza impacto na internet.
A União de Blogueiros Evangélicos se sente honrada em poder dar sua contribuição para uma obra desse porte, que possibilitou graduação em um importante projeto de mestrado, e também parabeniza a Msc. Juliana Cíntia Lima e Silva pela pesquisa realizada e por sua acurada compreensão do fenômeno da blogosfera evangélica.

Além disso, o presente trabalho laureia todos os blogueiros evangélicos que militam virtualmente para levar as boas novas de salvação àqueles que vagueiam perdidos nas ondas virtuais.

E você, também tem colocado seu mouse ao serviço do Senhor?
www.ubeblogs.net
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário