Pesquisar este blog

domingo, 5 de janeiro de 2014

Os desafios na vida do novo cristão: Os perigos diante dos novos cristãos

05.01.2014
Do blog ESTUDOS DA BÍBLIA
Por Herschel E. Patton

Depois de se tornar cristão, o maior perigo que se enfrenta não é a morte acidental, a doença terminal, a falência, o casamento fracassado ou qualquer desgraça passageira. O maior perigo que um filho de Deus recém-nascido enfrenta é a perda de sua recompensa eterna (Lucas 8:13), carecendo "da glória de Deus" (Romanos 3:23), sendo privado do seu galardão por causa de enganadores (Colossenses 2:18), decaindo "da graça" (Gálatas 5:4), caindo (Hebreus 6:6), descaindo "da...própria firmeza" (2 Pedro 3:17) ou não sendo "fiel até à morte", não recebendo, portanto, "a coroa da vida" (Apocalipse 2:10).

Há muitas seduções, tentações, influências e enganadores no mundo. Mas você foi chamado para fora do mundo (1 João 2:15-16; João 15:19). Essas coisas do mundo sempre serão uma ameaça (perigo) para a sua fidelidade. Vejamos algumas dessas ameaças:

Œ O humanismo secular. Esse é um tipo de religião. Sua filosofia nega a existência de Deus (ateísmo), a criação (evolução), a Bíblia como norma moral inspirada, Cristo como Deus, o homem como corpo e alma/espírito (somente carne sem nenhum futuro além).

Em nossos dias, essa filosofia vem saturando as escolas, a mídia e até muitas igrejas. O resultado tem sido a destruição dos lares, padrões morais corrompidos, o sexo livre, mães solteiras, o aborto, doenças sociais (incluindo-se a AIDS) e muito mais.

Dificilmente há uma família ou um indivíduo que não tenha sido prejudicado por essa filosofia condenável. Você terá de combater isso e guardar a sua fé com diligência.

 Os cuidados do mundo. Na parábola do semeador, a semente que caiu entre os espinhos foi sufocada pelos "cuidados do mundo e a fascinação das riquezas" (Mateus 13:22). O desejo de riquezas, de popularidade e das concupiscências da carne faz que muitos naufragem na fé (1 Timóteo 1:19). O filho pródigo (Lucas 15), o homem rico em contraste com Lázaro (Lucas 16), e o rico insensato (Lucas 12) são exemplos bíblicos. Dê ouvidos a instrução de Deus que se acha em Mateus 6:19 sobre a importância de ajuntar tesouros no céu e não na terra, e preste atenção em 1 João 2:15, no que diz respeito a não amar ao mundo, nem as coisas do mundo. Quanto à avareza, ao orgulho e aos desejos da carne, a total abstinência é essencial.

Ž  A decepção com os irmãos. A nova criatura em Cristo naturalmente tem a expectativa de que os seus companheiros cristãos (irmãos) estejam andando em novidade de vida e na fé. 

Entretanto, há momentos e lugares em que isso não acontece. Embora passar a ser participante de Cristo nos purifique do pecado, não nos torna imunes quanto a cair de volta no pecado ou ser enganados.

Paulo censurou o fornicador de Corinto e a igreja por não condenar o pecado (1 Coríntios 5:1-7). Timóteo foi deixado em Éfeso para admoestar certas pessoas a não ensinarem"outra doutrina" (1 Timóteo 1:3). Paulo tinha receio porque os gálatas guardavam dias, tempos, meses e anos que não faziam parte do evangelho de Cristo (Gálatas 4:11). Também havia uma igreja com Diótrefes, que amava a "exercer a primazia" (3 João 9).

Quando você se vê diante de qualquer desvio da fé, busque cuidadosamente a verdade. Depois, em amor, procure ensinar e corrigir, sem ser influenciado pelas pessoas. Se os seus esforços não conseguirem gerar a conformidade com a verdade e com a paz, é possível que você tenha de mudar de lugar de adoração, mas nunca, nunca abandone sua fé e sua esperança.

 A rejeição dos antigos amigos. Pode ser muito doloroso e decepcionante para você encontrar-se com antigos amigos, colegas e entes queridos que se opõem a você e se afastam porque você virou das trevas para a luz.

Jesus alertou os discípulos de que "todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não chega para luz, a fim de não serem argüidas as suas obras" (João 3:19-20). Ele também disse: "Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e, quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem. Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu" (Lucas 6:22-23).

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" (1 Coríntios 15:58).
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário