Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A IRA DIVINA SOBRE A DESOBEDIENCIA HUMANA

29.01.2014
Do blog ESTUDOS E SERMÕES BÍBLICOS

TEMA: A IRA DIVINA SOBRE A DESOBEDIENCIA HUMANA

Pelas quais coisas vêm à ira de Deus sobre os filhos da desobediência; (Cl 3.16; Ef 5.6)

Os desobedientes estão em todos os lugares, a desobediência surgiu onde jamais deveria, no céu. A desobediência está no coração do homem e não é facilmente tirada, a não ser que o indivíduo tenha muita força de vontade, ou então através da obra regeneradora do evangelho. A atitude de obedecer exige sacrifícios, pois não há obediência sem sacrifício. Para que o individuo obedeça ele precisa ter domínio próprio, compreender a submissão existe. As pessoas desobedientes sentem-se acima da justiça, não medem as consequências, no entanto obedecer é melhor do que sacrificar (1 Sm 15.22). Para nós a obediência exige sacrifícios, nenhum sacrifício é exigido para os desobedientes, para eles todo caminho é livre. A desobediência está muito ligada ao orgulho, soberba, altivez e dureza coração e são condenadas por Deus e por todas as pessoas de bom senso.

Significado

Ato de desobedecer, falta de obediência, indisciplina, insubordinação. A desobediência está ligada ao caráter. A palavra em si já diz respeito a deso+bediencia ou o que não obedece, quebram determinações, ordens, leis etc. A obediência do cristão é uma característica de quem conhece, teme a Deus e a sua palavra, a desobediência ao Senhor implica em desconhecer ou não levar em consideração aos princípios.

Onde estão os desobedientes?

(1) No lar no seio da família, aonde é educado e ensinado a amar e valorizar a vida. Não há nada pior do que uma pessoa desobediente, principalmente para um pai que tem um filho desobediente; (2) Na escola, lugar de aprendizado, ele não obedece às ordens impostas pele instituição de ensino, ou seja, desrespeita todas as normas estabelecidas; (3) Nas empresas onde o indivíduo trabalha causa grandes transtornos, não cumprindo as obrigações; (4) Na Igreja, lugar onde se aprende a cerca da devoção a Deus, não se comporta como deve, anda, fala, negocia e critica (Ec 5.1).

Os malefícios da desobediência.
Assim como a obediência trás bons resultados, a desobediência também tem as suas conseqüências. (1) Os desobedientes não são vistos com bons olhos em nenhum lugar; (2) Os espaços dos desobedientes serão reduzidos a cada dia que passa; (3) Os desobedientes terminarão isoladas, as pessoas de bom senso não o suportam, e que se junta com eles certamente se envolverão nos seus problemas; (4) Os frutos da desobediência são amargos; (5) Os desobedientes no emprego e na vida profissional não vão muito longe; (6) A desobediência resulta em morte espiritual e física. Nas escrituras temos tristes exemplos de desobediência.

Homens que desobedeceram a Deus

O profeta de Deus enviado ao rei Jeroboão, foi um exemplo trágico que resultou na morte do profeta (1 Reis 13.1-26); Jonas, enviado para Nínive, tentou fazer um percurso diferente do que Deus havia traçado e não foi bem sucedido. A sua desobediência trouxe prejuízos emocionais e materiais para todos quantos estavam no navio (Jonas 1.1-17); (7) Os desobedientes contrairão para si muita dor e sofrimentos, até aprender a lição. Nunca valeu a pena desobedecer, principalmente a Deus.

Os benefícios da obediência.

Os aditamentos da vassalagem são muitos (1) Paz e tranqüilidade; (2) Muitas amizades que são adquiridas através da obediência e humildade; (3) Confiança e credibilidade em todas às áreas da vida. Os obedientes sempre encontrarão espaço aonde quer que chegue. A obediência é o lábaro que qualifica o cristão.

Devemos renunciar tudo quanto nos induzem a desobediência, o egoísmo, o orgulho, a presunção e altivez de espírito, pois essas coisas são rejeitadas por Deus. Temos diariamente acontecimentos e exemplos tristes envolvendo pessoas desobedientes. Devemos pedir a Deus um espírito equilibrado, quebrantado e de obediência para que o nosso exemplo contagie pessoas.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
*****
Fonte:http://prelisclementino.blogspot.com.br/2014/01/a-ira-divina-sobre-desobediencia-humana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário