Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Corpo (sadio) de Cristo

26.12.2013
Do BLOG DO IBRAIM, 02.08.2011
Por Thiago Ibrahim (@thiagoibrahim)


Leitura base: Efésios 4.15 e 16

“15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.”

Começando esse post pergunto: você, cristão, sabe qual é o objetivo da igreja de Cristo? Não? Então leia Mateus 28.19 e 20.

"19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.”

Ou seja, o objetivo da igreja, o Corpo de Cristo, é: Anunciar, Batizar e Ensinar. Temos um trabalho a fazer, uma missão a cumprir, porém só conseguiremos êxito nessa missão a partir do momento em que estivermos sãos, pois uma igreja doente não consegue produzir, não tem forças para trabalhar em prol das pessoas.

I - Igreja: um Corpo na Terra designado a cumprir a missão que Jesus ordenou.

Definições de "corpo":

Em anatomia (ramo da biologia que estuda a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente): Corpo é o conjunto das várias partes que compõem um animal.

Em biologia (ciência que estuda os seres vivos): engloba o conjunto dos tecidos vivos que perpetuam a espécie e a mantém viva.

Em física: corpo é a coleção de massas tomadas uma a uma. Por exemplo, uma bola de bola de futebol pode ser considerada um objeto, mas ela também consiste de muitas partículas (partes de matéria).

Dicionário Michaelis: sm (lat corpu) 1 Tudo o que tem extensão e forma. 2 A estrutura física do homem ou do animal. 3 Parte principal e central. 4 Corporação, classe, assembléia.

1.1 - A Igreja é como um corpo

Paulo por diversas vezes usa uma figura de linguagem para expressar que a Igreja de Cristo é como um Corpo. Vejamos alguns textos que indicam isso:

Rm 12.5
I Co 12.12
I Co 12.14
I Co 12.20
I Co 12.27
I Co 10.17
Ef 5.30
Cl 3.15

II – Conseqüências de um Corpo doente

O perfeito funcionamento de um corpo está diretamente ligado à saúde de cada um de seus membros ou órgãos. Ou seja, quando algum órgão não vai bem, todo o corpo sofre.

Verdade: a evidência de que uma pessoa está doente é a apresentação dos sintomas.

Exemplo:

Febre: aumento da temperatura do corpo por conta de um processo inflamatório causado por infecção;
Cefaléia: termo médico para dor de cabeça. É um dos sintomas mais comuns na medicina, é uma das queixas mais freqüentes de consultas. Estima-se que 90 a 100% das pessoas terão algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida.

Anteriormente aprendemos que nós, igreja, como corpo, recebemos uma missão e temos um objetivo a cumprir, portanto é de suma importância que o corpo esteja funcionando bem para que possamos trabalhar visando alcançar o objetivo implementado por Cristo.

Ninguém é capaz de produzir estando doente. A ciência explica que quando estamos num estado febril, o organismo automaticamente aumenta a temperatura do nosso corpo e o diminui o gasto de energia para poder se concentrar no combate ao agente causador do processo infeccioso (traga para a realidade).

Perguntas:

O que você faz quando está doente, mas tem que trabalhar?
Quando você vai trabalhar doente, consegue produzir?

Na igreja não é diferente. Quando temos uma igreja febril, o corpo (ou seja, a união de membros) passa a gastar sua energia na extinção do processo infeccioso, deixando assim de caminhar em busca do objetivo (anunciar, batizar e ensinar). A conseqüência disso é o não crescimento do Corpo.

III – Combatendo as doenças do Corpo de Cristo

Vimos acima que um corpo doente não produz como deveria. Portanto, para produzirmos da maneira como Jesus ordenou devemos combater as doenças do Corpo (igreja).

Assim como quando estamos com febre tomamos um anti-térmico ou um antibiótico, o apóstolo Paulo nos prescreve em receita uma dose dos medicamentos que a igreja deve administrar.

Eis os remédios para todas as doenças do Corpo de Cristo. É responsabilidade de cada um de nós a administração cotidiana de cada um dos medicamentos citados abaixo para o perfeito funcionamento do Corpo de Cristo.
Os medicamentos abaixo devem ser administrados em doses diárias para que o tratamento tenha o efeito esperado:

Vejamos: Rm 12.10 a 21

Dedicação
•Amor fraternal
•Dar honra aos outros
•Responsabilidade
•Fervor
•Serviço
•Alegria
•Paciência
•Perseverança
•Benevolência
•Hospitalidade
•Amizade
•Confiança
•Empatia
•Sinceridade
•Humildade
•Perdão
•Coerência
•Benignidade

Conclusão

Cristo, antes de partir, deixou na Terra uma missão, e para cumprir essa missão designou um povo e o dotou de um corpo. Para alcançar os objetivos dessa missão, esse corpo deve estar sadio e bem disposto trabalhando incessantemente na obra de Deus, buscando alcançar o objetivo proposto que é Anunciar, Batizar e Ensinar. Esse é o verdadeiro crescimento da igreja, o Corpo de Cristo. E você o que tem feito para tornar saudável o Corpo de Cristo?
****

Nenhum comentário:

Postar um comentário