Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Jesus é a “pessoa mais importante que já existiu”, indica pesquisa

30.12.2013
Do portal GOSPEL PRIME, 18.12.13
Por Jarbas Aragão

 Software faz busca constante na internet para medir popularidade e influência  

Quem é a pessoa mais influente do mundo? Tentando responder a essa pergunta, Steven Skiena, um professor de Ciência da Computação na Universidade Stony Brook (NovaYork) e Charles Walker, um dos engenheiros do Google, publicaram o livro Who’s Bigger? [Quem é Maior?]
Segundo o jornal Sunday Times, o ranking foi elaborado com a ajuda de um software desenvolvido pelos autores do livro. Ele realizou uma busca em milhares de opiniões postadas na internet sobre os maiores personagens da História humana. Trata-se de um algoritmo, similar aos usados pelo Google.
Além de oferecer o resultado para a realidade de 2013, o livro procura mostrar como a relevância dessas pessoas irá mudar em 200 anos. Seus autores sabem que a lista montada pode trazer surpresas, mas Jesus Cristo ainda está em primeiro lugar. Outro líder religioso influente, Maomé, ficou o terceiro lugar. A lista final tem milhares de nomes e fica claro que, por ter como base páginas da internet, a língua predominante da pesquisa foi o inglês.
Há algumas curiosidades como a mulher mais bem colocada, que só aparece em 13º lugar. Nelson Mandela, que dominou as notícias nos últimos dias ficou apenas em 356º. Outros nomes que merecem destaque nesta lista são o pastor Martin Luther King (8°), o reformador Martinho Lutero (17), e o Apóstolo Paulo (34).
  
Em uma entrevista recente, Skiena explica que o software continuará pesquisando para que o ranking seja atualizado com frequência. Mas ele avisa: “Podemos chamar Jesus de “a pessoa mais importante que já existiu”.
Medimos a sua força “meme”, ou seja, o grau de sucesso desta pessoa que está sendo propagada através do tempo. Com mais de dois bilhões de seguidores após 2.000 anos de sua morte, Jesus é um meme histórico incrivelmente bem-sucedido”. Ele explica que as figuras contemporâneas e celebridades tendem a perder rapidamente posições, já que suas reputações são mais voláteis e, por isso, difícil de medir. Com informações PS Mag e Tech Mundo.
Conheça o TOP 20
1. Jesus
2. Napoleão
3. Maomé
4. William Shakespeare
5. Abraham Lincoln
6. George Washington
7. Adolf Hitler
8. Aristóteles
9. Alexandre, o Grande
10. Thomas Jefferson
11. Henrique VIII (Rei da Inglaterra)
12. Charles Darwin
13. Elizabeth I (Rainha da Inglaterra)
14. Karl Marx
15. Júlio César
16. Rainha Vitória
17. Martinnho Lutero
18. Joseph Stalin
19. Albert Einstein
20. Cristóvão Colombo

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário