Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ensina-nos a orar

17.12.2013
Do portal GOSPEL PRIME
ESTUDOS BÍBLICOS
Por  Sidney Osvaldo Ferreira*

Ensina-nos a orar “Senhor, ensina-nos a orar”. (Lc 11:1)             

Ensina-nos a orar
“Senhor, ensina-nos a orar”. (Lc 11:1)

O ministério de Cristo na terra foi marcado não simplesmente pelas palavras, sinais, prodígios e milagres por Ele realizados, apesar de se tratarem de feitos inimagináveis e esplendorosamente extraordinários. Todavia, o que mais marcou o ministério de Cristo foi sua vida de oração. Os discípulos se sentiram tão impressionados com a vida de comunhão e intimidade de Jesus com Deus por meio da oração, que simplesmente desejaram ardentemente aprender a orar da mesma forma. Interessante que os discípulos:

Nunca pediram para aprender a pregar, apesar de O reconhecerem como um grande orador;

Nunca pediram para aprender a ensinar, apesar de O reconhecerem como um grande mestre;
Nunca pediram para aprender a profetizar, apesar de O reconhecerem como um grande profeta;

Nunca pediram a Jesus para aprender a realizar milagres, curar enfermidades, operar maravilhas ou expulsar demônios.

O que eles pediram a Jesus foi para que os ensinassem a orar, pois bem sabia que as demais coisas eram apenas resultado de oração. E a vida de oração de Jesus é tão surpreendente que os evangelistas narram Jesus orando em diversos locais: Desertos, montes e jardins. Jesus orava publicamente e às vezes se reserva em poucas companhias e ainda em determinadas situações se isolava totalmente para orar sozinho, orou durante o dia, noite e até mesmo durante as vigílias.

Ao analisarmos a vida de oração de Jesus percebemos o quanto O mesmo prezava pela comunhão e intimidade com Deus por meio da oração, diante de diversas e variadas situações, vejamos:

Jesus orou ao iniciar um novo projeto; “Seu ministério”: Logo após o batismo (Lc 4);
Jesus orou perante as decisões importantes: A escolha dos apóstolos (Lc 6. 12-13);
Jesus orou diante das intensas aflições: No getsêmani (Mt 26.36);
Jesus orou devido as constantes tentações: No deserto (Mt 4);
Jesus orou antes das realizações de milagres: Lazaro (Jo 11. 41-43);
Jesus orou pela realização de sua missão: Oração sacerdotal (Jo 17.4).

Acerca da vida de oração de Jesus, comentou certo teólogo: “Se tem alguém que andou por esse planeta e não precisava orar esse foi Jesus, porém se existiu alguém cuja vida foi marcada pela oração este também foi Jesus”. (John Broadus).

Jesus atendeu ao pedido dos apóstolos e os ensinou a orar, não por meio de meras palavras ou vãs repetições, mas através de exemplos que marcaram profundamente a alma dos apóstolos ao ponto de torná-los em grandes homens de oração que permaneceram firmes na fé e prevaleceram fortes na graça, suportando as dificuldades e superando a todos os desafios. Por meio das orações, os apóstolos trouxeram o pentecoste a terra, realizaram atos poderosos e promoveram o crescimento do Reino que se perpetuo definitivamente na historia.

Sidney Osvaldo Ferreira*Sidney Osvaldo Ferreira é pastor presidente da Igreja Batista Evangelizadora, em Paulo Afonso - BA. Teólogo, Filósofo e Administrador. Casado com a nutricionista Vanessa Cristina. Contato virtual: sidney.osvaldo@hotmail.com




*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário