Pesquisar este blog

sábado, 21 de dezembro de 2013

Conforto e esperança

21.12.2013
Do portal ULTIMATO ON LINE, 17.12.13

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Jo.14.1-6 Um dilema está posto na cabeça dos discípulos. 

O mestre, companheiro e amigo, está de mudança. Ele declara estar de partida para sua nova morada e isso gera certa apreensão nos apóstolos. A vivência dos discípulos com Jesus deveria ser suficiente para que eles entendessem claramente a proposta de crucificação, sacrifício, morte expiatória. Jesus não estava doente, mas estava na mira dos acusadores e no limite da morte. Não retornaria mais para a convivência física com os apóstolos. João não menciona, mas provavelmente devem ter rolado lágrimas com a notícia da separação. É nesse estado emocional que Jesus proclama essa mensagem de conforto endereçada aos seus amados apóstolos e companheiros de discipulado durante o tempo de seu ministério Não se turbe o vosso coração. 

Essa fala evidencia conforto para os discípulos e para cada um de nós ainda hoje. Jesus não deixa nenhum de seus filhos deserdados. Providencia morada no céu, que é muito melhor do que as daqui. Uma proposta de esperança. “Na casa de meu pai há muitas moradas”. Esses homens tinham deixado muitas coisas para andar com Jesus, que agora está prestes a deixá-los fisicamente. Jesus era para estes homens mais que salvador, era amigo. Diante dessa aflição, Tomé se expõe e demonstra falta de fé no Salvador, que oferece morada no céu e então diz: “Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” Talvez esta seja a dúvida, a insegurança de muita gente. Não saber o caminho para o céu. A vantagem é que Jesus valorizou a dúvida de Tomé e fez uma exposição da vereda a ser seguida por quem almeja ir ao céu. Ficou fácil para Tomé e para nós o entendimento sobre a aquisição da casa no céu.

1. Conhecer o caminho que vai até a morada no céu. Jesus falou: “Eu sou o caminho”. Caminho é algo que conduz a algum lugar. Quando a gente viaja pelos sertões, às vezes encontra vários caminhos sem nenhuma placa a indicar onde darão. Quem não conhece o caminho por onde anda corre o risco de chegar a um lugar errado. Os pretendentes a uma morada no céu não podem caminhar sem Jesus, pois ele é o Caminho. 

2. Conhecer a verdade. Muitas são as proclamações que aparentam piedade e devoção segura, mas que não passam de laços que prendem os adoradores inexperientes e desconhecedores de Jesus como a Verdade. Agora temos a noção de caminho certo. Jesus é a Verdade. Todos os outros meios são falsos e nocivos porque não conduzem ao céu. 

3. Conhecer a vida. Jesus é também a Vida. Não uma vida comum, mas a vida que transmite vida. Jesus disse que ele é a videira e que todo ramo que tiver ligado a ele continua vivo. A vida que ele oferece é essa, aquele que aceitar sua proposta de condução ao céu será ligado a Ele; recebe interligação, é assim como se houvesse brotado um ramo no tronco e ali permanecesse.
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário