Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Condições para uma oração eficaz: relações apropriadas

19.12.2013
Do blog ESTUDOS DA  BÍBLIA
Por  Bill Hall

O valor de uma promessa é baseado no poder e fidelidade de quem promete. "Vos será feito" é a promessa feita em atenção a nossas orações, e é Jesus quem promete: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (João 15:7). Acrescente a isso a promessa de João 14:14: "Eu [Jesus] o farei" e a de João 16:23: "Ele [o Pai] vo-la concederá", e a promessa se torna duplamente segura. Há poder na oração.

A cláusula "se" não deve ser negligenciada, contudo. A oração eficaz se apóia numa relação apropriada com Jesus Cristo —"se permanecerdes em mim" — a qual por sua vez repousa sobre uma atitude apropriada para com a sua palavra: "e as minhas palavras permanecerem em vós".

Se permanecerdes em mim

Precisamos estar em Cristo para que nossas orações sejam eficazes. Assim como o ramo precisa estar na videira para receber nutrição e produzir fruto, assim precisamos estar em Cristo, a verdadeira videira, para estarmos espiritualmente vivos, nutridos espiritualmente, espiritualmente produtivos, sendo eficazes pelo poder de nossas orações.

A palavra "permanecer" ou "estar" aparece dez vezes no contexto. Merrill C. Tenney observa, corretamente, que esta palavra "significa a manutenção de uma conexão ininterrupta antes que repouso, e revela a necessidade de uma relação constante e ativa entre o crente e seu Senhor, para que a vida resultante seja produtiva." Manutenção, não repouso! Não podemos descansar, presumindo ingenuamente que, uma vez que nos tornamos ligados a nosso Senhor, continuaremos automaticamente a estar nele. Precisamos trabalhar para manter essa relação. Os meios pelos quais estamos nele são claramente declarados na segunda cláusula "se" . . . .

Se as minhas palavras permanecerem em vós

Não podemos estar em Jesus a menos que suas palavras estejam em nós. Quando as suas palavras permanecem em nós, somos absorvidos pelo aprender e pelo obedecer seu ensinamento. Temos freqüentemente nossas Bíblias na mão. Entregamo-nos a uma serena leitura do seu ensinamento, parando para meditar, permitindo à verdade "penetrar". 

Encontramo-nos numa disposição para refletir, interrogando-nos onde poderíamos estar deixando de fazer sua vontade.

Quando as palavras de Jesus permanecem em nós, tomamos uma nova identidade, deixando nossa velha identidade em favor daquela de Jesus. Jesus habita em nós. Quando outros observam nossa conduta vêem o reflexo de Jesus. Somos compassivos para com os necessitados, pacientes nos sofrimentos, atentos às crianças pequenas, tranqüilos com a perseguição, enraivecidos contra o pecado, preocupados com os perdidos, humildemente submissos à vontade de Deus, buscando primeiramente o reino de Deus e sua justiça em nossas vidas. O mundo não nos compreende, assim como ele não compreendeu Jesus (João 15:18-21).

Quando as palavras de Jesus permanecem em nós, desejamos que a vontade de Deus esteja feita na terra como no céu (Mateus 6:10). Enquanto expressamos a Deus o que é nossa vontade em várias circunstâncias, não buscamos impor a ele nossa vontade. Antes, oramos para que sua vontade seja feita em tudo, submetendo nossa vontade à sua, deste modo recebendo "o que desejamos" em resposta às nossas orações.

A progressão seguinte se torna clara: As palavras de Jesus estão em nós, capacitando-nos a estar em Jesus e capacitando-nos, em seguida, a orar eficazmente, confiantes em que será feito o que desejamos.

Dois extremos

Admiramo-nos com aqueles que questionam a resposta de Deus à oração. Ouviu-se um irmão dizer que nenhuma de suas orações tinha sido jamais respondida. Palavras estranhas, na verdade! Nenhuma oração que seja feita com o espírito justo, por uma pessoa justa, foge da atenção de Deus. Ele ouve e responde a cada uma delas.

Admiramo-nos, por outro lado, com aqueles que rejeitam o ensinamento de Jesus, calcam aos pés seu nome e sua palavra e ainda pensam que, em momentos de crise e de pânico, podem orar eficazmente. As orações de tais são uma abominação (Provérbios 28:9).

Esteja em Jesus; que as palavras dele estejam em você; então ore com absoluta confiança e certeza de que Deus proverá o que você deseja.

Leia mais sobre este assunto:


*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário