Pesquisar este blog

sábado, 23 de novembro de 2013

Pessoas que nunca crescem

23.11.2013
Do portal VERBO DA VIDA, 15.08.13
Por SÂMIA ROCHA
 
Lucas 2.52 diz: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens!”
 
Quando leio essa passagem, acredito que o crescimento que a Bíblia menciona que havia na vida de Jesus não era apenas espiritual, mas eram nos três âmbitos do homem: espírito, alma e corpo!!
 
As vezes, damos tanta atenção ao espirito, que esquecemos que temos algo a fazer também com o nosso corpo e a nossa alma, porque como já diz em 1 Tessalonicenses 5.23, “o nosso espírito, alma e corpo devem ser conservados íntegros e irrepreensíveis (que não existe razão para censura)…”
 
Mas hoje, vamos falar sobre a alma, a parte emocional, intelectual, racional do homem. E por que vamos abordá-la hoje? Porque o que eu tenho mais observado em todos esses anos, são pessoas fracassando, parando ou desistindo, não porque elas não tinham “a Palavra”, mas porque não aplicaram o “conhecimento” daquilo que elas adquiriam também nas suas emoções, sentimentos e razões.
 
Deixaram sua alma solta, porque diante de injustiças, sofrimentos e sentimentos contrários, geralmente se levanta uma posição de vítima, de injustiçado ou de sofredor. E aí, quando aplicamos a Palavra nesses casos, na maioria das vezes é para reforçar a nossa “justiça própria”, “nossos direitos”.
 
As pessoas que não crescem emocionalmente, é porque de uma certa maneira estamos tirando delas as responsabilidades daquilo que elas precisam viver ou passar ou elas mesmas se esquivam disso.
 
Responsabilidades é o que nos faz crescer e romper com as nossas próprias limitações. Ela nos dá consciência de meta, de objetivo, de alvo a ser alcançado.
 
Vamos ver um exemplo disso na vida de Jesus.
 
Na passagem de Marcos 10.33-34, diz: “Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará”!!
 
Nessa passagem, Jesus está falando sobre Ele próprio, falando abertamente o fato de que Ele tinha que morrer, sofrer, ser traído, ser exposto.
 
Agora, pare e pense: Quando uma pessoa recebe um relatório de que ela tem pouco tempo de vida o que geralmente acontece com ela?
 
Alguns se abatem de tal maneira que morrem antes do previsto; Outras começam a fazer tudo o que tem vontade, seja aquilo certo ou errado, porque afinal de contas “ela tem que aproveitar o tempo que ainda lhe resta”; Outras se isolam do mundo; Outras abandonam tudo o que faz porque “de que adianta gastar a força que ainda tem em coisas que não se vai poder usufruir?”
 
Enfim, o resumo de todas essas razões, é que uma notícia assim desestabiliza, não é verdade?
 
Só que na vida de Jesus isso não aconteceu. Na verdade, o único momento em que vemos Ele querendo não passar por isso, é no Getsêmani. Mas, mesmo diante do entendimento de que aquele era o caminho que Ele tinha que seguir, Ele não retrocedeu, Ele encarou o que tinha pela frente.
 
Jesus construiu uma estrutura emocional tão poderosa que o fato dEle saber que iria morrer e passar por todo aquele sofrimento não o desestabilizou e nem alterou os propósitos que Ele tinha que cumprir enquanto. Ele estava no pleno cumprimento da vontade de Deus sobre a terra.
 
Você pode pensar: “Aí é querer demais de alguém, porque afinal de contas, Jesus é Jesus!” Mas, meu irmão, o que eu quero que você veja é que os mesmos recursos que Ele tinha (o Espírito, a Palavra, a Unção) disponíveis para ajudá-Lo, você também tem. A questão é que Ele não jogou tudo para cima, porque a alma dele estava sofrendo… ELE A CONTROLOU com esses recursos.
 
Se essa palavra que você diz crer também não está ministrando a sua alma, fazendo-a se estabilizar para que aprendas a encarar os desafios da vida, você nunca vai superar determinadas coisas que acontecem no decorrer da caminhada.
 
As vezes, queremos desistir de tudo, porque estamos sofrendo algum tipo de rejeição ou desapontamento com alguém. Mudamos os objetivos, mudamos a maneira de agir, mudamos de casamento e até mesmo de igreja, porque o caminho mais curto é desistir, abandonar e jogar tudo para cima, ao invés de enfrentarmos o que temos pela frente.
 
Seja forte e corajoso! Os que retrocedem nunca alcançam nada, a única visão que eles tem é a do passado (das coisas boas que ficaram para trás) ou, a visão dos pés daqueles que continuam correndo a sua frente. Os que avançam recebem galardão e honra, porque ao invés de enxergar o sofrimento presente, decidiram se fixar no alvo.
 
Tiago 1.12 diz: Feliz é o homem que PERSEVERA na PROVAÇÃO, porque DEPOIS de APROVADO RECEBERÁ a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.
 
Hebreus 3.14 também diz: Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, ATÉ AO FIM, a confiança que, desde o princípio, tivemos.
Qual dos dois você é? O que desiste ou o que avança??
*****
Fonte:http://verbodavida.org.br/blogs-gerais/samia-rocha/tem-pessoas-que-nunca-crescem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário