Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Filho do Deus Altíssimo

18.11.2013
Do portal da REVISTA ULTIMATO, 15.11.13
DEVOCIONAL DIÁRIA
Por Elben César
                      
Excelentíssimo Senhor Governador, o seu governo nos tem trazido um longo tempo de paz. (Atos 24.2a)
 
Excelentíssimo é um título de respeito. Aparece quatro vezes no Novo Testamento. Lucas chama Teófilo de excelentíssimo (Lc 1.3), Cláudio Lísias e Tértulo chamam Félix de excelentíssimo (23.26; 24.2) e Paulo chama o rei Agripa de excelentíssimo (26.25).
 
Quando Jesus estava entre os homens, ninguém o chamou de excelentíssimo. Mas duas vezes, por ocasião do batismo (Mt 3.17) e da transfiguração (Mt 17.5), o céu se abriu para que se ouvisse a voz do próprio Deus a respeito de Jesus: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria”. E, no final dos tempos, “todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos” declararão, de joelhos, que “Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai” (Fp 2.10-11). Os superlativos não expressam tudo o que Jesus é. São insuficientes e pobres diante da glória dele. Por isso Tomé foi monossilábico, embora tenha acertado em cheio. Quando se encontrou pela primeira vez com o Jesus ressuscitado, o apóstolo balbuciou o suficiente: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20.28).
 
Mais significativos que excelentíssimo são os superlativos altíssimo, amabilíssimo, graciosíssimo, grandíssimo, misericordiosíssimo, poderosíssimo e santíssimo — atribuídos unicamente a Deus e a Jesus. O mais comum dele é o “altíssimo”. Essa palavra aparece várias vezes na Bíblia, especialmente nos Salmos (21 ocorrências) e no livro de Daniel (14 vezes). As quatro primeiras referências ao Deus Altíssimo aparecem no primeiro livro do Antigo Testamento: duas saem da boca de Melquisedeque, “sacerdote do Deus Altíssimo” e uma da boca de Abraão (Gn 14.18-22). Gabriel disse a Maria, e Zacarias disse ao Senhor que Jesus seria chamado Filho (Lc 1.32) ou profeta do Deus Altíssimo (Lc 1.76).
 
>> Retirado de Refeições Diárias: no Partir do Pão e na Oração. Editora Ultimato.
****
Fonte:http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2013/11/15/autor/elben-cesar/o-filho-do-deus-altissimo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário