Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

LICÕES BÍBLICAS: A mulher virtuosa

28.11.2013
Do blog BELVEREDE, 19.11.13
Por Eliseu Antônio Gomes


Definição da palavra virtuosa

"A mulher que teme ao Senhor essa será louvada" - Provérbios 31.30 b.

As páginas bíblicas registram a vida de algumas mulheres virtuosas. Mas jamais foi escrito um tributo maior que a passagem Provérbios 31.10-31. Encontramos neste texto um dos mais elevados elogios da Bíblia Sagrada, além do foco de suas atividades também é apontado seu caráter íntegro.

A virtude se refere às qualidades distintas que marcam a norma de conduta de uma pessoa. É a essência da pessoa e não o que crê ser ou diz que é. O tempo realça o caráter, alguém pode dissimular possuir virtudes por algum tempo, mas quem se relaciona com ela descobrirá a verdade.

A mulher virtuosa é diligente, cumpridora de suas responsabilidades na sociedade, conciliando a carreira profissional com a vida doméstica (Provérbios 31.16-28). Por mais bela que possa ser, suas vestes espirituais são mais bonitas e valiosas que sua aparência; suas conversas são sempre edificantes. O esposo dela recebe boa fama por causa da excelente estrutura familiar que ela edifica em sua casa. Ela é prudente em todas as suas tarefas, não se inclina às especulações, com cautela evita prejuízos financeiros, com honradez gera lucros monetários ao marido e filhos.

Deus criou a mulher virtuosa e o casamento

"Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor" - Provérbios 18.22.

O plano da criação foi projetado e realizado pelo Sábio Arquiteto, neste projeto perfeito as figuras masculinas e femininas se complementam no casamento. No princípio, Deus afirmou que não era bom que Adão estivesse só e lhe deu Eva como ajudadora, com a missão de ser uma pessoa justa ao seu lado, pois o homem demonstrou possuir necessidade da companhia de uma mulher virtuosa para viver bem. O Senhor fez a figura masculina como o cabeça da família, ainda que seja assim o marido precisa da esposa para o apoiar em suas responsabilidades e ser bem sucedido em tudo que realizar. Apenas na eternidade saberemos o quanto realmente as mulheres são valiosas em suas famílias e na sociedade. Conferir: Gênesis 1.26-27;  2.7-9; 18-19.

O homem que encontra uma esposa virtuosa é rico. As pedras preciosas podem ser destruídas ou roubadas, mas a mulher virtuosa tem seu caráter realçado dia após dia, tornando-o cada vez mais um homem honrado por todos em sua volta por causa do comportamento exemplar de sua companheira.

O esposo de uma mulher virtuosa é um homem abençoado por Deus. Quando tem muitas responsabilidades que o fustigam, facilmente se sente seguro ao saber que possui a companhia dela, visando seu bem-estar e de toda sua família, porque "ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias de sua vida" (Provérbios 31.12). Ele sabe que pode dedicar-se plenamente à vida profissional - no trabalho é originado seu bom conceito social -, pois seus filhos recebem a atenção necessária do olhar da esposa.

Numa família, a contribuição de cada membro é essencial para que o lar tenha paz, porém, a mulher virtuosa é o elo que a torna feliz, ao ser esposa e mãe de acordo com os padrões bíblicos. Através de seu caráter, mantém a casa unida em tempos promissores e difíceis.

Desenvolvendo a virtuosidade

Cada um determina qual o tipo de caráter terá. A mulher virtuosa é trabalhadora e empreendedora.  Decide que terá um caráter agradável a Deus, não se comporta motivada apenas em ganhar a admiração de pessoas que estão em volta dela.

A mulher que deseja adquirir virtudes deve procurar viver de acordo com os valores divinos sem levar em consideração opiniões alheias. O caráter virtuoso é formado dia após dia. A mulher verdadeiramente virtuosa vive em comunhão com Deus e extrai convicções e valores baseados na Palavra de Deus.

Combate da fé

Em todas as etapas da vida a mulher tem oportunidade de glorificar a Deus. A Bíblia Sagrada estabelece um papel exuberante para nossas mães, irmãs e filhas. Ser feminina e não feminista, madura e nunca imatura, digna e jamais depravada.

A sociedade pós-moderna transforma a figura da mulher em objeto sexual através das danças, novelas, filmes, publicidade em revista, televisão, outdoor. Desvaloriza a mulher que vive segundo as orientações bíblicas.

Como cristãos maduros que somos, nosso dever é honrar o modelo bíblico para as mulheres. Contrapor com veemência às forças que trabalham para destruir o plano de Deus para a família e para o verdadeiro papel feminino na Humanidade, combater os argumentos daqueles que tentam desvirtuar a função que o Senhor deseja que as mulheres desempenhem em sua obra, na família e na sociedade.

Postagens paralelas no blog Belverede:



Conclusão

Reconhecer a condição digna das mulheres virtuosas é importantíssimo. O desenvolvimento da virtude é um ótimo motivo para elevar a auto-estima da mulher casada. Quando a esposa oferece provas de confiança, demonstra apreço, aprovação e encorajamento ao marido, naturalmente deve receber dele carinho, compreensão, respeito, devoção e validação. No capítulo 31 de Provérbios constatamos que ela é elogiada pelo marido, que percebe a bênção que sua esposa é em sua vida conjugal e expressa seus pensamentos sem vacilação. Todo marido cristão precisa louvar sua companheira, colaborar com seu bom ânimo de praticante da Palavra de Deus.

Tal discernimento é possível através do conhecimento das Escrituras Sagradas, que apontam para elas. São palavras inspiradas pelo Espírito Santo, são a própria valorização de Deus para a função que as mulheres desempenham em sua obra, na família e na sociedade.

As características da vida em piedade, virtuosidade cristã, resultam da obediência à Palavra de Deus. O princípio bíblico para a mulher não mudou. Em Deus ela é uma brilhante profissional, mãe presente e cheia de afeto, esposa e companheira.

E.A.G.

Compilações de: Lições Bíblicas, José Gonçalves, 4º trimestre de 2013, Rio de Janeiro (CPAD) O Mestre - vida radiante, volume 9, lição 19: A Mulher Piedosa, páginas 135 a 139, edição 1998, São Paulo ( Editora Vida). Sábios Conselhos Para um Viver Vitorioso, José Gonçalves, capítulo 8: A Mulher Virtuosa, Rio de Janeiro (CPAD).
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário