Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Guardar o Depósito

28.11.2013
Do blog ESTUDOS DA BÍBLIA
Por  Dennis Allan

Três vezes nas suas duas cartas a Timóteo, Paulo usa o mesmo par de palavras: guardar e depósito. Por meio destas duas palavras, além dos comentários e instruções de Paulo, podemos apreciar a relação especial do servo do Senhor com o próprio Deus. Vamos ver estes versículos e considerar suas implicações.

● O servo fiel confia em Deus

Depois de comentar sobre seu trabalho de pregar e ensinar o evangelho, Paulo disse: “e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (2 Timóteo 1:12).

Embora Paulo tenha escrito estas cartas a Timóteo enquanto aguardava sua execução (2 Timóteo 4:6), uma das mensagens importantes é sobre a vida. Ele servia “...de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus” (2 Timóteo 1:1) e confiou em “...nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho” (2 Timóteo 1:10). Quando ele entrou em comunhão com Cristo, Paulo depositou a sua vida nas mãos de Deus. E quando encarou a morte iminente, permaneceu firme na sua confiança da vida eterna que teria com seu Senhor e Salvador.

● Deus confia no servo fiel

Os outros dois versículos que falam de guardar um depósito apresentam o inverso. Nestes casos, Deus deposita e o homem guarda. Paulo disse a Timóteo: “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (2 Timóteo 1:14). Quando o homem se reconcilia com Deus, o Senhor investe nele. E quando Deus capacita um homem para servir, como o fez com Timóteo, ele espera dedicação e diligência deste servo. A comunhão entre o Senhor e o homem envolve investimento dos dois.

Há perigo de roubo. O homem pode perder o depósito, permitindo que alguém tire a sua atenção da verdade revelada por Deus para guiar a sua vida e seu trabalho. Paulo usou as mesmas duas palavras no final da primeira carta a Timóteo (a versão que estou citando aqui traz “o que te foi confiado”, mas a palavra grega é a mesma traduzida “depósito” nas citações acima): “E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam, pois alguns, professando-o, se desviaram da fé. A graça seja convosco” (1 Timóteo 6:20-21).

Se Timóteo desse importância à falsa sabedoria, ele não estaria protegendo e cuidando do depósito colocado em suas mãos. O Espírito Santo habitava nele, e havia lhe revelado a verdade do evangelho. Se ele deixasse esta verdade para seguir as coisas profanas inventadas por homens, perderia a sua comunhão com o Senhor.

Deus é fiel. Sejamos fiéis em guardar firme o que ele nos confiou (Hebreus 3:14).


Leia mais sobre este assunto:

Ele é poderoso

A Segunda Epístola a Timóteo
A Determinação de Daniel
******

Nenhum comentário:

Postar um comentário