Pesquisar este blog

domingo, 24 de novembro de 2013

As Escrituras Sagradas

24.11.2013
Do blog ESTUDOS BÍBLICOS
 

Eu escrevi sobre as reuniões públicas e o lugar que o ensino da palavra tem nestas reuniões, como meio de edificação. Talvez mais importante ainda é o lugar que as Escrituras e a oração têm na vida privada devocional do povo de Deus.

Todas estas providências divinas para ligar o povo de Deus a ele foram também dadas ao povo de Deus do Velho Testamento. Naturalmente, Israel não teve a ceia do Senhor, mas teve comemorações. Não teve o domingo, mas teve muitos dias santificados nos quais eles poderiam refletir sobre as coisas de Deus.

Há muito para ser aprendido no Velho Testamento sobre o uso que Deus quer que seu povo faça das Escrituras. Considere a maravilhosa passagem encontrada em Deuteronômio 6:4-9.

A passagem começa assim: "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força."

O caráter da nova aliança é tal que a lei de Deus é escrita nos corações de seu povo (Jeremias 31:31-34). Mas não nos esqueçamos que esta era a intenção de Deus na velha aliança também. E assim Moisés continua: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração". Ainda que para grande parte da nação a lei nunca foi mais do que um código externo, escrito sobre pedras e pergaminhos, Deus queria que suas palavras estivessem em seus corações. As palavras de Deus tinham que saturar a vida inteira de seu povo. Ouçam Moisés: ì "Tu as inculcarás a teus filhos", í "e delas falarás assentado em tua casa", î "e andando pelo caminho", ï "e ao deitar-te, e ao levantar-te". Deus queria que suas palavras penetrassem em toda a experiência de seu povo.

Moisés conclui: "Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas". Para onde quer que eles se voltassem, haveriam de ver as palavras de Deus.

Não está claro que Deus tencionava que as Escrituras fossem um meio de ligar seu povo mais junto a ele e de defendê-lo da apostasia? Seria sequer concebível que a nação poderia ter se afastado de Deus se suas famílias tivessem dado às palavras de Deus este lugar em suas vidas? Eu não vejo como jamais poderia ter sido possível para a nação esquecer Deus se suas palavras tivessem sido uma parte mais importante da vida do povo. Precisamos lê-las e estudá-las. Precisamos meditar sobre elas e memorizá-las. Precisamos ensinar as palavras de Deus aos nossos filhos. Precisamos ler as Escrituras com eles. Precisamos falar sobre as palavras de Deus com eles. Precisamos fazer que as palavras de Deus sejam importantes para eles. Precisamos fazer com que eles saibam que as palavras de Deus são importantes para nós.

Eu conheço a esposa de um presbítero que ajudava sua mãe a estender roupas para secar quando ainda era bem pequenina. Ela se lembra com prazer de levantar os prendedores para sua mãe, que ia pendurando as roupas e falando com ela a respeito das Escrituras. Não teve aquela mãe uma idéia certa?

Lembro-me de ter sentado em meu escritório na cidade de Romulus, Michigan, E.U.A. e de ter falado com um bom amigo a respeito da necessidade de ler as Escrituras com nossos filhos. Ele e sua esposa começaram a fazer isso regularmente, diariamente, penso. Pouco tempo depois ficaram supresos ao ver o pequeno Robin, com mais ou menos dois anos de idade, começar a falar de Deus e de Jesus a toda hora. Não é isto que queremos? Não é isto que Deus quer?

Não levará mais do que uma hora por semana de escola dominical para desfazer as horas incontáveis de influências destrutivas e hostis à fé que nossos filhos estão recebendo das escolas, da televisão e das pessoas da sociedade pagã? Gastar mais tempo brincando com nossos filhos é necessário, porém isso não fará deles cristãos. Precisamos ensinar-lhes as Escrituras. E precisamos fazê-lo antes que seja muito tarde. Provérbios 19:18 diz que devemos corrigir nossos filhos "enquanto há esperança". Enquanto há esperança! Pais, por favor, não esperem tanto tempo.

O Salmo 1:2 diz que o homem bom: "Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite". Isto é mais do que leitura ocasional da Bíblia. É saturação da mente com as palavras de Deus. Pedro diz que devemos ter a fome pela palavra de Deus que um recém-nascido tem pelo seu leite (1 Pedro 2:2). Pais, lembram-se daquelas noites sem dormir, quando estavam aprendendo o significado desta escritura?

Quanto mais eu estudo as diferentes partes da Bíblia, mais eu me convenço de que precisamos nos familiarizar com todas as partes dela. As Escrituras não só criam a fé (Romanos 10:17). Elas também sustentam a fé durante todas as provações da vida.

Em alguns lugares das Escrituras Deus providenciou o auxílio de que precisamos para cada provação. O livro de Jó contém o apoio para a fé, que é útil em mais de uma situação em que os humanos possam estar. Eclesiastes luta com muitos dos problemas da fé que encontramos, e dá respostas razoáveis que são satisfatórias, se não para todos, pelo menos para o discípulo que quer uma solução razoável para os seus problemas. Estou convencido que em algum lugar da bíblia está a resposta para todos os problemas dos discípulos. Eu tenho tido muitas ocasiões quando algo na Bíblia se dirigiu diretamente a minha necessidade, e apoiou minha fé exatamente no ponto onde ela estava em provação.

Precisamos da palavra de Deus quando nossa fé está em provação. Quanto mais da palavra de Deus sabemos, mais apoio a nossa fé terá quando a crise chegar. Quando nossa fé estiver por um fio, a palavra de Deus terá algo para agüentá-la justamente no ponto em que ela precisa de apoio. Mas se não conhecermos a palavra de Deus, aquele fio poderá se romper.

Naturalmente muitas pessoas morrem com fé e vão para o céu sem nunca terem tido um sólido conhecimento da escritura. Pode ser que nossa fé nunca venha a ser provada naquele ponto em particular para o qual o livro de Jó, ou o Eclesiastes, ou Habacuque, ou o Salmo 73 é destinado a dar apoio. Ainda, quanto mais conhecermos as Escrituras, tanto mais úteis poderemos ser para qualquer outra pessoa cuja experiência é diferente da nossa. Você não gostaria de ser o meio de dar apoio à fé de um amigo ou vizinho, ou irmão ou irmã? Então, estude sua Bíblia.

Sejamos gratos pela maravilhosa misericórdia de Deus, que o levou a prever as necessidades de seu povo e a providenciar meios abundantes de uni-lo a ele e evitar a sua separação. Um destes meios é as Escrituras. Seríamos não somente muito ingratos mas também, excessivamente tolos se negligenciarmos esta dádiva.
*****
Fonte:http://estudosdabiblia.net/a2_6.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário