Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A visão de Neemias

14.11.2013
Do portal da REVISTA ULTIMATO
DEVOCIONAL DIÁRIA
Por Stott

quinta-feira
Vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. [Neemias 2.17]

Após a restauração do templo sob a liderança de Zorobabel e a restauração da lei sob a liderança de Esdras, é a vez da restauração dos muros da cidade sob a liderança de Neemias. Neemias desempenhou um papel especial na história da salvação, ou seja, no propósito de Deus para restaurar seu povo. Embora ninguém exerça uma função semelhante hoje, é da vontade de Deus que os líderes cristãos desenvolvam as mesmas qualidades de liderança que Neemias possuía. Identificamos aqui seis qualidades.

O líder cristão deve ter uma visão clara. 

A visão decorre de duas coisas complementares: 

uma profunda insatisfação com a situação presente e uma clara percepção de como ela poderia estar. A visão começa com um sentimento de indignação diante do status quo e cresce em sua busca intensa por uma alternativa. Um jornalista escreveu o seguinte sobre Bob Kennedy, logo depois de seu assassinato em 1968: “Ele se distinguia principalmente pela capacidade de se indignar. Ele considerava inaceitáveis algumas situações que a maioria de nós aceitaria como inevitáveis — pobreza, ignorância, desnutrição, preconceito, desonestidade, conivências; os males que todos toleravam, para ele eram uma afronta pessoal”. Alguém poderia dizer que indiferença é a capacidade de tolerar o inaceitável. A verdadeira liderança começa com a firme determinação de não agir assim. Como podemos tolerar aquilo que Deus acha intolerável?

O líder cristão se sente profundamente comprometido com a sua visão

Quando Neemias ouviu que os muros de Jerusalém estavam em ruínas e que seus portões haviam sido queimados, as notícias o incomodaram muito, até que Deus colocou em seu coração aquilo que ele deveria fazer. “Venham, vamos reconstruir os muros”, ele disse (2.17). Não basta observar que a situação atual desagrada a Deus e discernir o que pode ser feito para mudá-la. Devemos também sentir indignação e compaixão. A tristeza de Neemias estava estampada em seu rosto, e o rei não podia deixar de notá-la.

Para saber mais: Neemias 1.1-4

>> Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott].  Editora Ultimato.
******
Fonte:http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2013/11/14/autor/john-stott/a-visao-de-neemias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário