Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

REVISTA ULTIMATO: Evangélicos contra a corrupção

07.10.2013
Do portal da REVISTA ULTIMATO, 04.10.13
Por Equipe Editorial Web

http://www.sxc.huFalar contra a corrupção é fácil. Mas como combatê-la, de fato? Por onde começar? “Ame a Verdade: evangélicos contra a corrupção” é o nome do movimento liderado por organizações evangélicas contra a corrupção e em favor da transparência pública. O grupo - no momento, formado por 14 organizações, entre elas a Editora Ultimato – pretende aprofundar o debate sobre o tema, apropriar-se de mecanismos de controle social, mobilizar comunidades evangélicas e articular parceiros institucionais.


As ações midiáticas do movimento já começaram.SiteFacebook e vídeos estão disponíveis e explicam melhor a proposta da campanha. Quanto à mobilização, há uma série de recursos e ideias para que os temas relacionados à corrupção e à transparência pública sejam discutidos e trabalhados em igrejas locais, grupos pequenos e espaços diversos. Entre os recursos didáticos, você vai encontrar sugestões de liturgias para vigílias, kits para líderes de negócios e para igrejas, folhetos, modelos de abaixo-assinado, orientações para jovens etc.

Exposed 2013

“Ame a Verdade” integra o “Exposed 2013”, uma campanha cristã internacional contra corrupção institucional e pessoal que acontecerá de 14 a 20 deste mês, com o slogan“Corrupção Mata! Exponha-a! Denuncie! Ponha um foco de luz na Corrupção”. Neste período, todos são convidados a participarem de uma vígila de oração e a assinarem o Chamado Global que pede aos líderes do G20 (as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia) que definam passos em direção à abertura e transparência nas transações financeiras. Segundo a campanha, isto irá ajudar a erradicar o suborno e a sonegação de impostos. O Exposed é coordenado por diversas organizações cristãs, entre elas Aliança Evangélica Mundial (WEA), Sociedade Bíblica e Exército de Salvação.

“Fazemos parte da equipe coordenadora do Exposed 2013, já que este pretende ser um grito de insatisfação contra a forma desonesta com que líderes e governantes utilizam a sua posição de poder – concedida pelo povo –, para cuidar de assuntos e interesses próprios”, diz o material informativo do “Ame a Verdade”.

Marco histórico

Logo do Movimento "Ame a Verdade"O marco histórico do “Ame a Verdade” foi o Encontro sobre Governança e Transparência Pública ocorrido nos dias 26 e 27 de abril deste ano em Brasília (DF) e que reuniu cerca de 50 líderes evangélicos de cinco regiões do país. Lá foi formado um Comitê Facilitador composto por onze organizações. A frase “ame a verdade”, que permeou as discussões e debates durante os dois dias do evento, foi adotada pelos participantes como temática central em novas ações de combate à corrupção e incentivo à transparência pública. Posteriormente, as palavras de Paulo em Efésios 5.8-9 acabaram sendo agregadas ao movimento: “Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade”.

O “Ame a Verdade” também apoia outras iniciativas como a campanha Eleições Limpas (por leis mais duras contra desvios éticos nos processos eleitorais) e a Consulta Nacional às Igrejas Evangélicas, ocorrida em agosto e setembro que, estimulada pelos grandes protestos nas ruas do país, gerou discussões entre os evangélicos sobre a democracia.


Serviço:

Site do Movimento “Ame a Verdade”: ameaverdade.com.br

Site da Campanha Exposed 2013 (14 a 20 de outubro): exposed2013.com

Vídeo

Veja a seguir o vídeo "Pondo um foco de luz na corrupção” da campanha “Exposed 2013":


Leia mais


*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário