Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Exercendo a Semelhança de Deus

11.10.2013
Do blog VERBO DA VIDA, 07.11.12
Por Jânio Cesar
 


Sabemos que somos espírito, pois em Gênesis 1.26 Deus diz: “Façamos o homem a nossa imagem…”. A imagem de Deus é espírito, então fomos criados com a mesma natureza de Deus, somos seres espirituais (Jo. 4.24).
 
Quando recebemos a Cristo o nosso espírito voltou a ter a natureza divina. Então, em Cristo, o nosso espírito foi recriado. Não estamos mais contaminados com a natureza do diabo em nosso homem interior e somos salvos (2 Co. 5.17; 2 Co. 5.21).
 
É claro que sabemos disso, porém quando lemos Tiago 1.21 que diz: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade…”, perguntamo-nos se somos santos em Deus, salvos e restaurados do pecado, porque ele se referiu a nós dessa maneira. Por acaso, ainda somos pecadores? O pecado ainda habita em nosso espírito? Claro que não!
 
Então, o que Tiago está dizendo a Igreja (pois sua carta foi endereçada a Igreja e não aos ímpios)? A resposta está nas próximas palavras do verso: “…acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas”.
 
Perceba que Tiago se refere a nossa alma e temos que lembrar que possuímos uma alma dentro de nós, pois ainda em Gênesis 1.26 vemos: “…conforme a nossa semelhança…” Deus nos criou a sua Imagem (espírito), conforme a sua semelhança (alma) e nos colocou em um corpo (Gn. 2.7; 2 Ts. 5.23).
 
Ser semelhante nos textos da criação em Gênesis se refere a ter a mesma capacidade de fazer o que o outro faz, ter a mesma inteligência, sentimentos e capacidade de governar, por isso, Gênesis 1.26 continua: “…tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”.
 
Ao nascer de novo, como já mencionei, o nosso espírito foi recriado, porém, a nossa alma é a mesma desde o dia em que nascemos nessa terra e por isso ela já foi muito bombardeada com as coisas desse mundo.
 
Impurezas e acúmulo de maldade entraram em nossa alma a vida toda e ainda entram. Por isso, Tiago disse: “… acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas”. Entre outras palavras, salvará a sua semelhança de Deus.
 
Somos de Deus, temos sua Vida, mas podemos não viver semelhantes (ter domínio sobre as situações) a Ele se não deixarmos a Palavra nos purificar. (Ef. 5.26)
 
Deus resolveu o nosso problema espiritual, isso é: o problema principal. E deixou conosco a capacidade de governar e gerenciar o menor problema, isso é: a renovação da mente, que é o salvar a alma, conforme o texto em Tiago.
 
Por isso, muitos crentes, justos, santos e fieis a Deus não conseguem viver uma vida de sucesso aqui na terra, pois ainda que sejam salvos e lavados pelo sangue do Cordeiro, eles não entendem que a renovação da mente depende deles e não de Deus. Nesse quesito, muitos dizem: “estou esperando em Deus”. Mas, Deus está dizendo: “Eu estou esperando em você”.
 
O plano de Deus é que sejamos o mais semelhante possível a Ele, pois Jesus, quando morreu, salvou todos os homens de uma só vez. (Rm 5.15-18)
 
E Ele quer que sejamos “salvadores” também, à sua semelhança, pois Ele já fez a parte dele e agora nós devemos fazer a nossa, que é salvar a nossa alma. Porém, Ele o fez com um só ato de justiça por todos e, no nosso caso, devemos fazer por uma só pessoa, nós mesmos, só que muitas vezes ou todos os dias. Isso nos faz semelhantes a Ele, Aleluia!
 
Entenda melhor: essas impurezas e o acúmulo de maldade entram em nossa alma pelos nossos sentidos, vêm quando ouvimos, vemos e sentimos coisas que não são a vontade de Deus e aceitamos por ser “normal” para todos.
 
Mas, Romanos 12.2 diz: “E não vos conformeis com este século (sistema de governo), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
 
Se não renovarmos nossa mente com a Palavra de Deus implantada em nós, que nos purifica de toda impureza e acúmulo de maldade, não poderemos transformar o nosso mundo e nem experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, ainda que sejamos salvos, justos e santos em Deus.
 
Discorde do que o mundo fala a seu respeito, confesse a Palavra, se é na área espiritual fale: Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por “mim”; para que, nele, “eu” fosse feito justiça de Deus (2 Co. 5:21).
 
Se na saúde, declare: Verdadeiramente, ele tomou sobre si as “minhas” enfermidades… E por suas chagas “fui” sarado (Is. 53.4,5)!
 
Se a miséria tenta chegar, confesse: Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de “mim”, para que, pela sua pobreza, “me” tornasse rico (2 Co. 8.9).
 
Faça isso e você verá que o pecado não chegará, a enfermidade irá embora, a miséria vai trocar de endereço, pois está escrito: “Mil cairão ao teu lado, dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido” (Sl. 91.7).
 
Resumindo: Salvar a alma é renovar a mente, transformar o mundo, viver a vontade de Deus e viver a semelhança que temos de nosso Pai Celeste.
******
Fonte:http://verbodavida.org.br/blogs-gerais/janio-cesar/exercendo-a-semelhanca-de-deus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário