Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A maior necessidade do casamento é Jesus

17.10.2013
Do portal da REVISTA ULTIMATO,
Por Anderson Vieira Cuiabá - MT

Referência: João 2:1-11

A paz de Cristo. Há um ditado popular que diz “Quem casa quer casa”. Além do desejo da tão sonhada casa própria, um carro e um bom emprego, todo futuro casal faz questão de deixar uma lista enorme com os presentes de casamento que gostaria de receber. Os itens vão desde talheres e copos até móveis, eletrodomésticos etc. Os convites são geralmente muitos bem elaborados. O vestido da noiva é escolhido minuciosamente. Todos os preparativos para cerimônia de casamento são vistos e revistos várias e várias vezes, nada pode dar errado, tudo deve estar na mais perfeita ordem. Eu me lembro que no meu casamento por alguma razão, na decoração não constava o tapete que conduzia ao altar e aquilo quase roubou a minha paz.


Planejar o casamento e se esmerar em fazer uma cerimônia inesquecível e uma festa bem bolada não é de forma alguma errado. O problema é quando Jesus não é prioridade na lista de convidados. E um casamento onde Jesus não está é como um navio com o casco rachado, em questão de tempo ele vai naufragar.

O evangelista João relata que houve um casamento em Caná da Galileia, do qual Jesus e sua mãe, Maria, foram convidados, além dos seus discípulos. Esse casamento ensina lições preciosas. Lições essas que quero compartilhar nesta oportunidade singular a fim de abençoar a sua união divina.


1. Jesus precisa ser convidado a fazer parte não apenas da festa de casamento, mas da vida diária do casal. (João 2:1-2)


a) Em muitos casamentos Jesus foi convidado para a festa e depois foi descartado da vida do casal. Jesus foi obrigado a se retirar e com ele foi embora a alegria, a felicidade, o respeito, o diálogo, a fidelidade, a paz e a esperança.


2. O fato de Jesus estar presente no casamento não significa ausência de problemas. (João 2:3)


a) Ter Jesus presente em nossa vida conjugal não significa que nunca teremos problemas, e sim, que em todos os momentos de dificuldade ele está conosco na pessoa do Espírito Santo, nos consolando e nos ajudando.


b) O vinho simplesmente tinha acabado. Para os judeus, o vinho era símbolo de alegria, vida e abundância. O vinho representava a esperança de uma vida feliz aos recém-casados. Era um problema insolúvel o vinho ter acabado. Mas nos momentos de maior dificuldade do casamento Jesus sempre entra com soluções.


3. Para comtemplar os milagres de Jesus em nosso casamento é preciso ouvi-lo e obedecê-lo.


a) Os serventes obedeceram-lhe, ouviram as suas ordens, encheram as talhas de água e o milagre aconteceu. (João 2:7)


4. Jesus poderia ter dado início aos seus milagres em alguma outra circunstância, mas creio que o fez num casamento para mostrar a sua importância no reino de Deus.


a) O casamento é uma união divina.

b) O casamento é uma prioridade para Deus porque é a base da família.

5. A maior necessidade de um casamento é Jesus.


a) Por mais que pareça tudo bem, sem Jesus o casamento não subsiste. O casamento em Caná da Galileia estava dentro da normalidade, mas de repente surgiu um grande problema com a necessidade de um milagre. Sem Jesus esse casamento teria sido motivo de escárnio para os seus familiares e amigos.


6. Um casamento com a presença de Jesus não gera glória para o casal, mas para o próprio Senhor Jesus.


a) O nome do noivo e da noiva não são citados por João, ficaram no anonimato. Mas o casamento deles entrou para os anais da história bíblica. Com Jesus em nosso casamento o nome de Deus há de ser exaltado e não o nosso.


Quer ter um casamento duradouro, feliz e abençoado? Convide Jesus a fazer parte do seu casamento até que a morte os separe, para que, aquilo que Deus uniu, não separe o homem.
*******
Fonte:http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/a-maior-necessidade-do-casamento-e-jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário